A Rede Globo e a Televisa são algumas das redes que participam do Mipcom 2020, maior feira global de conteúdo de televisão, que neste ano acontece de forma virtual e vai até novembro.
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Diante da falta de novelas novas prontas para exportação, a Globo aposta nos seus produtos feitos originalmente para o streaming, como Em nome de Deus (On Behalf of God, no título em inglês). A série documental sobre João de Deus foi produzida em parceria com o Canal Brasil para exibição no Globoplay.
A Globo também está vendendo no evento as séries do Globoplay Desalma (Unsoul, no inglês), Aruanas, Arcanjo Renegado (Renegade Achangel), A Divisão (Anti-Kidnaping Unit), além das novelas de catálogo A Dona do Pedaço (Sweet Diva), Bom Sucesso (Life Worth Living), Órfãos da Terra (Orphans of a Nation), além da minissérie Todas as Mulheres do Mundo (All The Women in the World).
Já a mexicana Televisa, grande concorrente da Globo no mercado internacional de novelas – ambas as emissoras tradicionalmente disputam atenção a seus estandes no mesmo andar do pavilhão de exposições –, este ano aparece com destaque como uma das patrocinadoras do evento.
A Televisa atualizou algumas de suas propriedades mais famosas, colocando à venda internacional o remake para a novela A Usurpadora, agora como minissérie – são 25 episódios de uma hora cada. Outro drama famoso da emissora, Rubi, também está de volta, numa minissérie, com 26 capítulos de uma hora cada.
O Mipcom todos os anos ocorre em Cannes, no sul da França, no famoso Palace du Festivals, mesmo ambiente onde acontece anualmente tanto o Festival de Cinema, que concede a Palma de Ouro, quanto um outro, de Publicidade, que premia com o Leão de Cannes.
O projeto Brazilian Content, da Bravi (Brasil Audiovisual Independente), também está cadastrado na feira e reúne produtoras com produtos à venda e em busca de parcerias para coproduções internacionais.
Este ano, a entidade tem apoio do Projeto Paradiso e da SPCine, da Prefeitura de São Paulo. As emissoras Record, SBT e Band não aparecem neste ano no mercado virtual como vendedoras de produções brasileiras.
Além da Televisa, outros patrocinadores do evento são a BBC (Reino Unido), a Creative European Media (associação de produtoras da Comunidade Europeia), A+E e a japonesa Nippon TV.
Todas estão com formatos à venda, como por exemplo programas sobre a vida da cantora Whitney Houston, do roqueiro Ozzy Osbourne e do ator Mark Wahlberg, além de mais um programa sobre o caso Jeffrey Epstein (A+E). Há também novas temporadas de Doctor Who e Top Gear (BBC).
K-Poppers
Este ano, a Coreia do Sul é o país homenageado no Mipcom, com o slogan “Coreia, a história nos conecta”. O país é um caso de sucesso no mundo em termos de conexão de TV e internet, com 30,8 milhões de assinantes de TV paga, além de ser o país com maior cobertura de banda larga no mundo.
A Coreia é um grande exportador de cultura, seja na música, a chamada K-Pop, mas também em televisão e cinema. Vale lembrar que o grande sucesso da ABC/Disney, o seriado The Good Doctor (O Bom Doutor) é uma adaptação de um drama coreano da KBS (Korean Broadcasting System). O seriado, exibido no Brasil pela TV Globo, soma uma audiência mundial de quase 50 milhões de telespectadores.