Curiosidades da TV

Todas as atrações da TV brasileira transmitidas ao vivo? Já foi assim um dia

Condições de produção levaram à ocorrência de muitos tropeços irremediáveis por mais de uma década

Publicado em 07/01/2021

Aliás, não somente um dia, ou dois, mas durante mais de uma década a televisão brasileira sobreviveu basicamente de atrações transmitidas ao vivo, dada a impossibilidade de serem feitas gravações dos programas. Seja pelo alto custo do registro em película, como nos filmes, seja por impedimentos técnicos, até meados dos anos 1960 era tudo exibido ao vivo.

Teleteatros, novelas, telejornais, talk shows, musicais, shows de auditório, programas femininos e de variedades… Fora as poucas reportagens eventualmente gravadas em película e desenhos animados como o veterano Pica-pau, as atrações da nossa TV eram feitas enquanto exibidas e depois se perdiam no tempo, na época das TVs Tupi, Paulista e Record.

Só a memória dos telespectadores, que eram em número bem menor do que o de hoje, uns poucos milhares, registrava o que a televisão oferecia em som e imagem. Poucos relatos e fotografias desse período, mais o registro da imprensa escrita, servem hoje para que reconstituamos a fase de implantação da TV brasileira.

Curiosidades da TV fala nesta semana aqui no Observatório da TV sobre esses primeiros tempos, de programas de curta duração, muitos improvisos diante dos imprevistos vários e resistência de alguns profissionais do veículo, temerosos de que a possibilidade de gravar tirasse a espontaneidade do espetáculo. Confira o vídeo!

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade