
Coronel Tertúlio (José de Abreu) pode ter cometido inúmeros erros durante toda sua vida, além de se deixar levar pela ambição e pelas maldades de Deodora (Debora Bloch), mas está pagando seriamente por seus pecados em Mar do Sertão, trama das 18h da Globo.
Veja também:
Depois de ter levado um tiro de Vespertino (Thardelly Lima), que o deixou entre a vida e a morte, a saúde do fazendeiro ficou bem debilitada. E quando ele estava se recuperando, ainda sofreu com a deslealdade de Deodora que o deixou dopado por dias, e ainda o traiu com Pajeú.
Como se não bastasse tudo isso, para colocar um fim na guerra entre Tertulinho (Renato Góes) e José (Sergio Guizé), Tertúlio revelou que os dois são irmãos e que ele é o verdadeiro pai de José, fruto de um caso que ele teve no passado com uma empregada da fazenda.

Ao invés de melhorar, a situação só piorou entre os rapazes, que ainda ficaram com ódio do pai. O coronel cai então em uma depressão daquelas, e com muito custo aceita passar por um tratamento psiquiátrico indicado por Candoca (Isadora Cruz). Para coroar o inferno astral do antes todo poderoso Tertúlio, Tertulinho interdita o pai judicialmente, alegando que ele não tem condições para cuidar dos negócios da família.
Muito magoado o coronel deixa a fazenda Palmeiral. Dias depois Tertúlio procura José e Candoca. Com ar bem entristecido, ele conta para o filho e a nora o que o Tertulinho teve coragem de fazer e revela que foi interditado pelo rapaz. O executivo e a médica ficam indignados com a falta de lealdade do filho de Deodora e pensam em uma maneira de ajudar o coronel a superar a fase tão complicada de sua vida.