CARNAVAL

Band Folia apresenta a maior festa popular brasileira nos quatro cantos do país

Pelo segundo ano consecutivo, desfiles da Série Ouro do Rio de Janeiro serão exibidos com exclusividade na TV aberta

Publicado em 05/02/2024

A Band começa a contagem regressiva para promover o maior Carnaval do Brasil a partir desta sexta-feira (9). Mais uma vez, a emissora volta a apostar na exibição nacional da festa em Salvador, Recife e Rio de Janeiro, além de mostrar a folia em outras capitais do país com transmissão simultânea no aplicativo Bandplay, no Band.com.br e no canal oficial do Band Folia no YouTube.

Uma das novidades deste ano é a campanha Eu Tô na Band, que vem embalando gerações e agora volta com tudo. A música, composta há mais de 10 anos pelo cantor Xanddy Harmonia, ganhou um novo arranjo para a vinheta do Band Folia 2024.

“Nossa programação vai unir essa energia vibrante, que celebra todos os ritmos com os mais renomados artistas, e fazer com que o espectador se sinta inserido na maior manifestação cultural do mundo. Como já é tradição, vamos reunir as informações mais relevantes na TV, nas rádios e nas plataformas digitais, além de contar com o trabalho de todas as praças, empenhadas em mostrar cada detalhe de um dos eventos mais esperados do ano. O desfile da Série Ouro, no Rio de Janeiro, também vem ganhando força e será um dos destaques”, adianta Rodolfo Schneider, diretor nacional de Conteúdo do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

O agito começa já nesta quinta-feira. A partir das 20h30, o Melhor da Noite mostra a abertura oficial do Carnaval de Salvador, quando todos os trios passam sem corda para aquecer os foliões.

Na sexta-feira, às 23h, Zeca CamargoJuliana Guimarães, Betinho e Pâmela Lucciola abrem os trabalhos do Band Folia na capital baiana, em um estúdio montado em Ondina, onde fica o camarote Planeta Band. Nomes como Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Xanddy Harmonia, Bell Marques, Durval Lélys e Léo Santana vão arrastar uma verdadeira multidão pela Avenida.

Pelo segundo ano consecutivo na terra do axé, Zeca revela suas expectativas. “Em 2023, eu brincava que era minha estreia na folia baiana – e não estava exagerando: vi tudo com olhos de quem estava, de fato, experimentando aquilo pela primeira vez. Como tudo era novidade, fui extremamente bem-recebido pela Band Bahia e pelos artistas, que já têm um carinho especial pelo Band Folia. Agora, vou navegar na experiência dos meus colegas de apresentação, que há anos conduzem o público por essa festa incrível. Acho que não vai ser difícil me contagiar por esse entusiasmo”, afirma o apresentador. “Quando me perguntavam como tinha sido em Salvador, eu respondia: ‘Não é para os fracos’. É tudo muito intenso e exige muita disposição. Mas acho que é justamente essa energia que nos faz acordar, mesmo cansados, e aproveitar a cidade”, acrescenta.

Ju Guimarães, que no ano passado estava grávida da primeira filha, dessa vez se dividirá entre o trabalho e a pequena Antonella, hoje com 7 meses. “Ela é o meu principal combustível. Fiz um estoque de leite porque eu ainda amamento e acho que vamos tirar de letra. Estou completando 18 anos de Band Folia e me sinto privilegiada por amar tudo isso, amar a minha terra e a minha profissão. Apesar da experiência, é sempre uma emoção diferente porque o Carnaval é um espetáculo feito pelas pessoas que estão nas ruas. Não existe roteiro. A emoção transborda em cada um ali, seja nos blocos, na pipoca ou nos camarotes. A alegria pulsa e nossa missão é transmitir essa vibração para quem está em casa. Para isso, prometemos muita diversão. Estou contando as horas para começar a nossa maratona”, avisa. 

Além da apresentação em Ondina, Betinho e Pâmela serão os responsáveis pelas entrevistas especiais, levando o telespectador para cima dos trios elétricos e mostrando tudo o que rola por trás das câmeras. “O Band Folia vai colocar todo mundo dentro dessa agitação. Nosso compromisso é detalhar tudo o que acontece nos trios e blocos da Bahia”, entrega Betinho, considerado um expert no assunto por cobrir o evento desde 2000. Segundo ele, a preparação se inicia meses antes. “Estudo os artistas, as músicas, as coreografias. Todo ano é uma emoção do início ao fim e uma expectativa grande para saber qual será a canção da vez. Quem a transforma em um hit de sucesso são os foliões. É aquela que quando começa a introdução, o povo já reage como se fosse um gol num estádio de futebol. Música com refrão fácil e boa coreografia tem mais chance de viralizar”, explica.

Há mais de dez anos participando da cobertura do Band Folia, Pâmela garante que as expectativas para esta edição são as melhores possíveis. “Curto o Carnaval desde criança e nunca passei a data longe de Salvador. Para mim, é uma felicidade enorme fazer parte desse time. Nosso objetivo é levar conteúdo de qualidade, muita informação e alegria para que o folião que estiver em casa, de qualquer lugar do Brasil ou do mundo, possa sentir um pouco dessa magia única”.

A emissora também vai registrar os shows que serão realizados no palco do camarote Planeta Band. Entre as atrações confirmadas estão Xanddy Harmonia e Lincoln (quinta-feira); Parangolé e É o Tchan (sexta-feira); Psirico e Escandurras (sábado); Gilsons e Jau (domingo); Silva e Àttooxxá (segunda-feira); e Timbalada e Filhos de Jorge (terça-feira).

Os apresentadores da Band Bahia Léo Bala Uziel Bueno mostram tudo o que acontece no circuito Osmar (Campo Grande), no centro histórico e nos desfiles dos blocos afros.

Ao mesmo tempo, Artur Tigre e Moab Augusto, jornalistas da TV Tribuna, afiliada da Band, trarão todos os detalhes da festa no Recife. Pelo Marco Zero irão passar nomes como Alceu Valença, Elba Ramalho, Ludmilla, Vanessa da Mata, Luísa Sonza, Thiaguinho, Paralamas do Sucesso, entre outros. O tradicional Galo da Madrugada, considerado o maior bloco do mundo, sai às ruas no sábado e ganha destaque ao longo da programação. 

Programação nacional:

Sexta-feira, 9 de fevereiro

Band Folia: 23h

Série Ouro do Rio de Janeiro: 1h

Sábado, 10 de fevereiro

Band Folia: 22h

Série Ouro Rio de Janeiro: 1h

Domingo, 11 de fevereiro

Band Folia: das 19h às 20h e a partir das 22h

Segunda-feira, 12 de fevereiro

Band Folia: 23h

Terça-feira, 13 de fevereiro

Band Folia: 23h

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade