ESPECIAL

Carnaval Globeleza 2024 mostra a pluralidade da maior festa popular do Brasil com ampla cobertura

O Glô na Rua fará um giro pelos blocos, mostrando o carnaval de rua no Rio de Janeiro, Recife, Salvador, São Paulo, Belo Horizonte, Manaus, Florianópolis e Goiânia

Publicado em 02/02/2024

O Carnaval tem espaço garantido na programação da Globo, com uma cobertura multiplataforma à altura da maior festa popular do país. Embalada por uma mistura de ritmos, cores e sons, entre passarelas, ruas, trios e avenidas, a folia ganha destaque na TV Globo, no Globoplay, Multishow, GNT, GloboNews, G1, Gshow e Receitas, com todos os detalhes do espetáculo e suas diferentes expressões pelos quatro cantos do país. A cobertura do pré-carnaval já começou, mas a abertura oficial acontece no dia 8 de fevereiro, com um encontro de trios no tradicional circuito de Salvador. 

Se esse ano a transmissão dos desfiles das escolas de samba dá ainda mais destaque para os bastidores e a interatividade com quem assiste ao espetáculo de longe; nas ruas, o público é o grande protagonista da festa. Na TV Globo, pelo segundo ano consecutivo, o Glô na Rua faz um giro pelos blocos, mostrando o carnaval de rua no Rio de Janeiro, Recife, Salvador, São Paulo, Belo Horizonte, Manaus, Florianópolis e Goiânia, alcançando as cinco regiões do país.

O programa segue sob o comando de Rita Batista, ancorado este ano direto de Salvador, em um estúdio com vista para a orla da Barra, no Circuito Barra-Ondina. Um time de oito repórteres é responsável pelas entradas ao vivo dos blocos carnavalescos de suas respectivas regiões. Luiza Zveiter (Rio de Janeiro), Carol Maloca (Recife), Felipe Velozo (Salvador), Xan Ravelli (São Paulo), Kdu dos Anjos (Belo Horizonte), Oyama Filho (Manaus), Luiza Goés (Florianópolis) e Fidelis Falante (Goiás) mostram a diversidade de cores, estilos, sotaques e ritmos que compõem a festa. O programa estreia na quinta-feira, dia 8, quando o encontro dos trios comandados por Ivete Sangalo, Carlinhos Brown e Baiana System, na Praça Castro Alves, circuito tradicional do carnaval, mostra a força e a tradição do carnaval de Salvador para todo o Brasil. 

A transmissão dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo e do Rio de Janeiro ganha, em 2024, um novo formato para deixar o público ainda mais perto da Avenida. O novo trio de apresentadores formado por Milton Cunha, Alex Escobar e a estreante Karine Alves comanda a apresentação nas duas cidades, com comentários de Ailton Graça e Alemão do Cavaco, em São Paulo, e do sambista Pretinho da Serrinha e o jornalista Leonardo Bruno, no Rio de Janeiro. Para completar o time, três novos nomes foram escalados para acompanhar, nas duas cidades, os bastidores, o “esquenta” das escolas até a abertura dos portões, os gritos de guerra e tudo o que rola nos camarotes. Cabe a Kenya Sade, Vitor diCastro e Dandara Mariana a missão de mostrar todos os detalhes do espetáculo.

A TV Globo transmite também a apuração dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo e do Rio de Janeiro. Em São Paulo, na terça-feira, dia 13, após o compacto com os melhores momentos dos desfiles da noite anterior, e no Rio de Janeiro, na quarta-feira, dia 14, também após o compacto, exibido depois de Glô na Rua. Os melhores momentos dos desfiles de São Paulo e do Rio de Janeiro são exibidos apenas para as respectivas praças.

Para não perder as novidades, seja de casa ou no meio da folia, o Globoplay oferece uma cobertura especial com transmissões em tempo real e sinal extra aberto para não assinantes da plataforma. Na sexta-feira, dia 9, a transmissão começa com o desfile do Grupo Especial de São Paulo, estendendo-se até o último dia de desfile do Grupo Especial do Rio de Janeiro, na segunda-feira, 12. Para os amantes do carnaval de Pernambuco, os shows de Abertura do Carnaval, do Galo da Madrugada e do Homem da Meia-Noite também têm espaço no Globoplay.

No Multishow, a folia fica completa com a transmissão do Desfile das Campeãs do carnaval do Rio de Janeiro. No sábado, dia 17, o maior espetáculo a céu aberto da Terra tem uma cobertura especial. Com Milton Cunha por toda a avenida, Alex Escobar e Karine Alves comandam a transmissão ao lado dos comentaristas Leonardo Bruno e Lucinha Nobre direto do estúdio de vidro, localizado na Praça da Apoteose. O trio Dandara Mariana, Kenya Sade e Vitor diCastro segue acompanhando tudo dos bastidores dos desfiles das seis agremiações vencedoras do Grupo Especial. No Globoplay, o Desfile das Campeãs do Rio tem transmissão em simulcast. A TV Globo exibe o show de abertura que antecede o Desfile das Campeãs logo após o BBB. As redes do Multishow mostram os melhores momentos e trechos exclusivos dos desfiles.

GNT exibe todas as quartas-feiras, até 21 de fevereiro, sempre às 22h15, episódios inéditos semanais do Carnaval da Sabrina, que mostra a rotina de Sabrina Sato, rainha de bateria de duas grandes escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo: Vila Isabel e Gaviões da Fiel. O programa acompanha a evolução dos preparativos dos desfiles e revela os bastidores da folia. Nesta edição, os espectadores ainda podem acompanhar os preparativos da musa para o Baile da Vogue no Copacabana Palace. A atração tem transmissão em simulcast no Globoplay.

GloboNews já começou a acompanhar os principais blocos de rua do Rio de Janeiro e intensifica a cobertura a partir da próxima semana, quando o J10 passa a exibir matérias especiais. A primeira é sobre os 40 anos do Sambódromo, com a participação de Neguinho da Beija-Flor e outras personalidades das escolas de samba. Além disso, o jornal terá uma série de cinco episódios sobre os Enredos Históricos que passaram pela Sapucaí e marcaram gerações. Na sexta-feira, dia 9, o canal de notícias abre oficialmente a cobertura do carnaval com integrantes do bloco “Vagalume, o Verde” direto do bondinho do Pão de Açúcar, um dos maiores símbolos do Rio de Janeiro. Durante o Carnaval, o canal vai cobrir os desfiles dos blocos de rua, com repórteres no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Recife, além de duas equipes de reportagem no carnaval de Salvador.

No g1, é possível acompanhar a cobertura do carnaval nas ruas e na Avenida. A transmissão dos desfiles vem acompanhada de fotos, vídeos, entrevistas e interatividades, além da apuração das escolas de São Paulo e das escolas das séries Ouro e Especial do carnaval do Rio.  O carnaval de rua do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e de várias cidades do país também é destaque no g1. Assim como o Galo da Madrugada, tradicional bloco do Recife, vai ser transmitido ao vivo. O portal disponibiliza também uma agenda com os dias e horários de todos os blocos nas principais cidades para os foliões se prepararem e lançou um canal no whatsapp dedicado exclusivamente à cobertura do Carnaval:  https://g1.globo.com/carnaval/2024/noticia/2024/01/29/g1-lanca-canal-no-whatsapp-com-noticias-sobre-o-carnaval-2024-veja-como-participar.ghtml

gshow faz a cobertura completa do carnaval dos famosos, com destaque para os desfiles e para a festa em Salvador. Além de acompanhar as celebridades na avenida, trios e grandes eventos, reportagens sobre comportamento, moda e beleza mostram as novidades e tendências entre os foliões pelas ruas do país, sem esquecer dos memes e momentos que viralizaram nas redes. Para abrir oficialmente a cobertura, o portal apresenta um ensaio exclusivo com personalidades do carnaval. O Receitas também prepara um especial, com tutoriais e dicas, incluindo cuidados com a hidratação e a alimentação para os foliões curtirem ao máximo o feriadão. Entre os conteúdos publicados pelo produto digital de gastronomia da Globo estarão opções de drinks com água tônica e quitutes que ajudam a aliviar a ressaca.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade