Prevent Senior fez uso estratégico da televisão para crescer no mercado

Plano de saúde começou expansão no fim dos anos 90 com merchandising no programa Mulheres, da TV Gazeta

Publicado em 04/10/2021 20:39
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A presença em televisão sempre foi de extrema importância para a construção e crescimento da marca Prevent Senior.

Desde o início, a opção da empresa foi por ações específicas e programas próprios em vez da veiculação apenas de comerciais nos intervalos.

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Embora nos últimos anos os patrocínios tenham sido mais direcionados a times de futebol — o plano de saúde patrocinou as camisas do Palmeiras e depois do São Paulo F. C. — e a grandes eventos e shows, o uso da TV sempre foi estratégico.

O plano de saúde suplementar destinado a pessoas acima de 49 anos de idade ocupa atualmente as manchetes de notícias por estar envolvido na CPI da pandemia no Senado, alvo de denúncias sobre uso do chamado kit Covid.

Patrocínios

A Prevent Senior se promoveu nos últimos anos em grandes festivais e shows (Rock in Rio, Lollapalooza, The Rolling Stones entre outros) e é atualmente uma das empresas parceiras do COB – Comitê Olímpico Brasileiro, tendo patrocinado o Time Brasil nas Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio.

Helô Pinheiro, contratada para apresentar o programa próprio da marca que nasceu na TV e foi para o YouTube, esteve no Rock in Rio 2019.

Na ocasião, a operadora anunciou sua expansão para o Rio de Janeiro.

Os donos da Prevent Senior também têm bandas de rock, que tocaram no evento.

Abaixo, um teaser da cobertura que a eterna Garota de Ipanema fez no Rock in Rio.

História

Com uma história de aproximadamente 24 anos, desde que surgiu e cresceu na Grande São Paulo, o convênio médico voltado majoritariamente à terceira idade recentemente começou a expansão para outros Estados do País.

Fundadores da Prevent Senior, os irmãos Eduardo Parrillo (médico) e Fernando Parrillo (administrador de empresas) começaram a investir em publicidade em televisão no final dos anos 1990.

A estratégia foi citada em reportagem da BBC Brasil. O fundador, Fernando Parrillo, disse numa entrevista antiga:

Outra estratégia fundamental foi investir em publicidade pela televisão. Ainda não existia merchandising de operadora de saúde, e nós fomos os primeiros a entrar. Quando o meu irmão aparecia falando do nosso sistema em um programa vespertino, era uma loucura para atender todas as chamadas telefônicas.”

Isso aconteceu no programa Mulheres, na então CNT Gazeta de São Paulo.

No programa, o então jovem médico geriatra Eduardo Parrillo entrava ao vivo com dicas e conselhos sobre prevenção na terceira idade.

Ele fazia o merchandising do novo plano de saúde exclusivo para idosos, uma oferta inédita no mercado.

Era o formato ideal para o público-alvo do plano e a expansão da empresa a partir da exposição no programa vespertino foi imediata.

Programa independente

Anos depois, a estratégia passou a ser a produção de programa próprio em formato independente, com a compra de horário matinal nas emissoras.

Sob o nome De Cara com a Maturidade, o programa ia ao ar aos sábados de manhã Band e trazia pauta totalmente dedicada à terceira idade e aos beneficiários do plano.

Marlene Silva (até 2012) e, depois, Helô Pinheiro (2012-2020) foram as apresentadoras mais famosas.

A empresaria Lilian Gonçalves (Rede Biroska) é entrevistada por Marlene Silva para o De Cara com a Maturidade, programa de TV da Prevent Senior, em 2011. Foto: Divulgação

Depois que saiu da Band, o programa migrou para o canal de vídeos da Prevent Senior no YouTube.

Veja o programa apresentado por Helô Pinheiro, na época em que o plano também patrocinou o clube Juventus de São Paulo.

Convidados especiais

Quando em 2011 foi inaugurado o hospital da rede Sancta Maggiore no Itaim Bibi, Amaury Jr. dedicou um bloco inteiro do seu programa para a cobertura.

Em 2016, a empresa aparecia com destaque em entrevista ao programa Show Business, da Band, então sob comando de João Dória Jr. (atual governador do Estado de S. Paulo). 

O vídeo da primeira parte do programa pode ser visto aqui.

A parte 2 está aqui e a terceira parte aqui .

João Dória Jr. entrevista o fundador da Prevent Senior, Fernando Parrillo, para o Show Business, da Band, em 2016. Foto: Reprodução/Band

Maiores anunciantes

A Prevent Senior figurou em 2019 e em 2020 entre as 300 maiores empresas anunciantes do Brasil.

De acordo com o levantamento Agências e Anunciantes, do Meio & Mensagem, em 2018 a Prevent Senior investiu R$ 19,6 milhões em anúncios publicitários.

Em 2019, este volume subiu 22%, atingindo R$ 24 milhões, com a empresa ocupando a 224ª. posição no mesmo anuário, ficando à frente de empresas como Bradesco Seguros, Caixa Seguradora e Sul América.

Já no seu balanço financeiro anual, a Prevent Senior registrou gastos totais com publicidade e propaganda institucional de R$ 66,7 milhões em 2019 e R$ 36,6 milhões em 2020.

A Prevent Senior conta com 542 mil clientes e registrou lucro de R$ 496 milhões no ano passado.

Em 2019, o lucro havia sido de R$ 432 milhões.

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