Vale a Pena

Perdemos um contador e ganhamos um grande ator: Stênio Garcia

Ele se iniciou na carreira artística quase por acaso, e construiu uma carreira sólida e elogiada

Publicado em 29/03/2021

Stênio Garcia Faro nasceu na cidade capixaba de Mimoso, em 25 de abril de 1932. Seu nome vem da junção dos nomes de seus pais, Stela, dona de casa, e Antônio, funcionário da Estrada de Ferro Leopoldina. Ainda criança, Stênio se mudou com a mãe para o subúrbio do Rio de Janeiro, após a separação dos pais.

Duque de Caxias, Ramos, Rio Comprido e Vila Isabel, especialmente esse último, foram locais nos quais Stênio viveu ‘antes da fama’, como se diz. Trabalhando desde criança para ajudar a mãe no sustento da casa, ele sempre teve gosto pelos estudos e pensou em ser contador. Mas o convívio com uma namorada que integrava um grupo de teatro amador mudou seu rumo.

Determinado dia, um dos atores faltou a uma apresentação e Stênio, conhecedor do texto e das marcações do espetáculo, acabou substituindo-o. Começava aí sua ligação com a dramaturgia, no início dos anos 1950. Ele logo passou a estudar no Conservatório Nacional de Teatro, especialmente porque as aulas eram gratuitas, e depois entrou como estagiário na companhia da estrela Cacilda Becker.

Logo Stênio Garcia galgou posições na companhia e passou a importante integrante, junto de Cacilda, Walmor Chagas e Cleyde Yaconis, que foi sua namorada e depois esposa. Dedicando-se essencialmente ao teatro, só a partir da segunda metade dos anos 1960 o ator passou a figurar mais na televisão, nas novelas de Ivani Ribeiro para a TV Excelsior, como A Muralha (1968) e Dez Vidas (1969).

Após uma breve passagem pela TV Tupi, onde fez Hospital (1971) e Na Idade do Lobo (1972), Stênio Garcia entrou para o elenco da TV Globo em 1973, e dele fez parte como contratado até recentemente. Cavalo de Aço foi a primeira das várias novelas e minisséries que fez na casa.

Vieram depois O Semideus (1973), Final Feliz (1982), Corpo a Corpo (1984), Selva de Pedra (1986), O Dono do Mundo (1991), O Rei do Gado (1996), O Clone (2001), Duas Caras (2007) e A Vida da Gente (2011), entre outras. Além, é claro, da série Carga Pesada (1979/80 e 2003/07), ao lado de Antonio Fagundes. O Vale a Pena da semana fala sobre esse grande ator que é Stênio Garcia. Confira o vídeo!

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade