quer atuar

Ator de O Rei do Gado: O que Stênio Garcia disse sobre estar na ‘geladeira’ da Globo

Veterano de 90 anos de idade atribuiu depressão à falta de trabalho

Publicado em 19/05/2023

Quem assiste O Rei do Gado atualmente nas tardes da Globo confere o trabalho impecável de Stênio Garcia como Zé do Araguaia.

Na trama, ele é marido de Donana, papel de Bete Mendes, e encarregado de Bruno Mezenga, interpretado por Antônio Fagundes. “Eu e Fagundes temos uma história muito longa na TV e no teatro. Nos conhecemos muito bem, e isso tornou o trabalho muito mais interessante. A parceria com a Bete também foi incrível“, disse o ator em entrevista a Patrícia Kogut.

27 anos depois da novela de Benedito Ruy Barbosa, o veterano está fora da TV desde que esteve em alguns episódios de Deus Salve o Rei, exibida em 2018. Já seu último trabalho mesmo foi no streaming Globoplay, em um episódio da série Filhas de Eva, de 2021.

Stênio Garcia ao lado de Pedro Oliveira em O Rei do Gado
Stênio Garcia ao lado de Pedro Oliveira em O Rei do Gado

Aos 90 anos de idade, Stênio Garcia acumula mais de 70 anos de carreira. Na telinha, ele começou a atuar em 1961, na TV Tupi. A partir daí foram dezenas de trabalhos renomados.

Atualmente, pode ser visto não só na reprise de O Rei do Gado, mas também na reexibição de Caminho das Índias no canal Viva.

O eterno parceiro de Antônio Fagundes em Carga Pesada viu seu contrato com a Globo acabar em 2020 e se diz hoje com muita saudade de atuar.

O ator Stênio Garcia (à esquerda) e o novelista Silvio de Abreu (à direita)
O ator Stênio Garcia

Esposa de Stênio Garcia revela estado de saúde

Em entrevista ao Splash, no final de 2022, Stênio Garcia e sua esposa, Marilene Saade, relataram como está sendo ficar fora da profissão que o veterano exerce há sete décadas. Segundo o ator, ser ‘colocado na geladeira’ da Globo teria sido a razão para ele desencadear uma depressão e até um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

“Sinto falta de atuar. O trabalho é o que me sustenta… É muito difícil ficar longe da TV. É um esquecimento, é igual a morte”, desabafou Garcia, que também está enfrentando sequelas da covid-19, contraída em setembro passado.

Para evitar trombose, problema comum em quem teve covid, ele toma anticoagulante. “São aspectos da vida. Peguei a doença e sobrevivi. Estou melhorando”, contou.

Ao mesmo tempo, tenta recuperar a saúde com exercícios físicos. “Faço aeróbico, musculação… A atividade física é algo que faz parte da minha vida. Sempre gostei e acho que é essencial para a carreira de ator. O corpo é a nossa ferramenta de trabalho“, refletiu.

Stênio Garcia e a esposa Marilene Saade
Stênio Garcia e a esposa Marilene Saade