Traição familiar

Mar do Sertão: Ao ser informado de sua interdição, Coronel Tertúlio deixa a fazenda completamente arrasado

Tertulinho comemora a desgraça do pai, mas fica apreensivo se poderá, de fato, tomar o lugar do fazendeiro no comando dos negócios

Publicado em 16/01/2023

Quando parece que o homem está tomando jeito e se tornando uma pessoa melhor, ele não demora a aprontar alguma. Esse é Tertulinho (Renato Góes) em Mar do Sertão, trama de Mário Teixeira para a faixa das 18h da Globo.

Ainda completamente inconformado com o fato de José (Sergio Guizé) ser seu irmão, e indignado pelo pai ter escondido a verdade dele a vida toda, Tertulinho fica ainda mais desequilibrado, e revoltado. Para tentar se vingar de Tertúlio, e indiretamente do maninho bastardo que é seu maior rival, o advogado aproveita a ideia dada por Deodora (Debora Bloch), tempos atrás.

Na moita, e sem contar nada para a mãe, Tertulinho chama Márcio Castro (Gabriel Godoy) e pede ao colega de profissão que dê entrada no processo de interdição do coronel, alegando que o pai não tem mais condições físicas e muito menos emocionais para continuar cuidando do patrimônio da família.

Tertulinho (Renato Góes) e o coronel Tertúlio (José de Abreu) em Mar do Sertão
Tertulinho Renato Góes e o coronel Tertúlio José de Abreu em Mar do Sertão

Márcio organiza tudo e a negociação fica só entre ele e seu cliente. Dias depois, o doutor comunica ao ex-marido de Candoca (Isadora Cruz), que tudo saiu como o esperado e o juiz deu seu parecer favorável à interdição judicial de Tertúlio.

Sádico, Tertulinho comemora a vitória e nem por um instante sente remorso do papelão que está fazendo com o próprio pai. Mas o danado começa a ficar em dúvida quando a uma questão. Ele quer saber de Márcio se José, por também ser filho do coronel, pode atrapalhar seus planos de assumir o comando da fazenda. Ao advogado explica que isso é outra história, mas que se Tertúlio nunca reconheceu o executivo no papel, dificilmente José conseguirá atrapalhar.

Mais seguro, Tertulinho anuncia ao pai na maior naturalidade e cheio de frieza, que ele está interditado judicialmente. Primeiro o fazendeiro não acredita no que está ouvindo depois, vendo que a coisa é mesmo séria e que o filho teve coragem para tanto, Tertulio arruma as suas coisas e abandona a fazenda, bastante abalado com a atitude do herdeiro.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade