Desfecho triste

Final trágico de Teresa Cristina não deve ser mostrado em Nos Tempos do Imperador

Esposa de Dom Pedro II morreu de desgosto após deixar o Brasil

Publicado em 27/01/2022

Esposa de Dom Pedro II (Selton Mello), Teresa Cristina é uma das protagonistas de Nos Tempos do Imperador. A personagem de Letícia Sabatella “passa pano” para as puladas de cerca do marido, inclusive com Luísa (Mariana Ximenes).

Veja também:

    Retratada como uma mulher submissa, a imperatriz realmente existiu e teve um final trágico. Para se ter ideia, era conhecida como a “mãe dos brasileiros” e viveu no país até 1889.

    Segundo relatos, Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias era vista como uma mulher simples, de aparência pouco atrativa, fato que desagradou seu marido. Por outro lado, há quem afirme que o imperador era muito apaixonado pela esposa.

    Criada como uma nobre, a mulher tinha uma postura admirável. Embora não fosse tão altiva, ajudava o marido nas tomadas de decisões. Após se casar com Pedro, teve quatro filhos. Dois deles morreram, restando Isabel e Leopoldina.

    Embora envolta em vestidos pretos, como se estivesse de luto, e da postura submissa, a imperatriz era uma exímia dona de casa. Além disso, dava bons conselhos para as suas filhas. Entretanto, tudo ruiu com o exílio da família imperial após a Proclamação da República.

    Teresa Cristina, figura histórica do Brasil (Reprodução/Globo)
    Teresa Cristina figura histórica do Brasil Reprodução

    Teresa Cristina morreu de desgosto

    Historiadores relatam que a esposa de Dom Pedro II sofreu muito por ser obrigada a deixar seu país. Ela já vivia debilitada por sofrer de asma e sua saúde piorou.

    Em 28 de dezembro de 1889, Teresa Cristina morreu após uma parada cardiorrespiratória na cidade de Porto, em Portugal. Em suas últimas palavras, a imperatriz revelou que seu falecimento não era pela doença, mas por desgosto.

    “Sinto a ausência das minhas filhas e de meus netos. Não posso abençoar pela última vez o Brasil, terra linda, não posso lá voltar”, teria dito a figura histórica.

    Letícia Sabatella e Selton Mello em Nos Tempos do Imperador (Reprodução/Globo)
    Letícia Sabatella e Selton Mello em Nos Tempos do Imperador ReproduçãoGlobo

    Nos Tempos do Imperador não vai mostrar a cena

    A novela das seis não vai retratar a morte de Teresa Cristina. Nos Tempos do Imperador não avançará até a década de 1880, portanto, a imperatriz terá um final diferente, provavelmente ao lado do marido.

    A personagem de Letícia Sabatella ajudará Dom Pedro II a desmascarar Tonico (Alexandre Nero) e deve terminar feliz ao lado da família real.

    Caso haja uma terceira parte da história – para completar a trilogia que começou com Novo Mundo -, todos os acontecimentos antes, durante e após a Proclamação da República serão mostrados.

    Entretanto, o projeto é apenas uma suposição. Oficialmente, a Globo ainda não confirma a continuação de Nos Tempos do Imperador.

    © 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
    Site parceiro UOL
    Publicidade