Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Desfecho triste

Final trágico de Teresa Cristina não deve ser mostrado em Nos Tempos do Imperador

Esposa de Dom Pedro II morreu de desgosto após deixar o Brasil

Publicado em 27/01/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Esposa de Dom Pedro II (Selton Mello), Teresa Cristina é uma das protagonistas de Nos Tempos do Imperador. A personagem de Letícia Sabatella “passa pano” para as puladas de cerca do marido, inclusive com Luísa (Mariana Ximenes).

Retratada como uma mulher submissa, a imperatriz realmente existiu e teve um final trágico. Para se ter ideia, era conhecida como a “mãe dos brasileiros” e viveu no país até 1889.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Segundo relatos, Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias era vista como uma mulher simples, de aparência pouco atrativa, fato que desagradou seu marido. Por outro lado, há quem afirme que o imperador era muito apaixonado pela esposa.

Criada como uma nobre, a mulher tinha uma postura admirável. Embora não fosse tão altiva, ajudava o marido nas tomadas de decisões. Após se casar com Pedro, teve quatro filhos. Dois deles morreram, restando Isabel e Leopoldina.

Embora envolta em vestidos pretos, como se estivesse de luto, e da postura submissa, a imperatriz era uma exímia dona de casa. Além disso, dava bons conselhos para as suas filhas. Entretanto, tudo ruiu com o exílio da família imperial após a Proclamação da República.

Teresa Cristina, figura histórica do Brasil (Reprodução)

Teresa Cristina morreu de desgosto

Historiadores relatam que a esposa de Dom Pedro II sofreu muito por ser obrigada a deixar seu país. Ela já vivia debilitada por sofrer de asma e sua saúde piorou.

Em 28 de dezembro de 1889, Teresa Cristina morreu após uma parada cardiorrespiratória na cidade de Porto, em Portugal. Em suas últimas palavras, a imperatriz revelou que seu falecimento não era pela doença, mas por desgosto.

“Sinto a ausência das minhas filhas e de meus netos. Não posso abençoar pela última vez o Brasil, terra linda, não posso lá voltar”, teria dito a figura histórica.

Letícia Sabatella e Selton Mello em Nos Tempos do Imperador (Reprodução/Globo)

Nos Tempos do Imperador não vai mostrar a cena

A novela das seis não vai retratar a morte de Teresa Cristina. Nos Tempos do Imperador não avançará até a década de 1880, portanto, a imperatriz terá um final diferente, provavelmente ao lado do marido.

A personagem de Letícia Sabatella ajudará Dom Pedro II a desmascarar Tonico (Alexandre Nero) e deve terminar feliz ao lado da família real.

Caso haja uma terceira parte da história – para completar a trilogia que começou com Novo Mundo -, todos os acontecimentos antes, durante e após a Proclamação da República serão mostrados.

Entretanto, o projeto é apenas uma suposição. Oficialmente, a Globo ainda não confirma a continuação de Nos Tempos do Imperador.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....