
Fernando Fernandes é o apresentador do No Limite, reality show que está no ar na Globo atualmente. É a segunda edição com o famoso esportista no comando.
Veja também:
Para quem não se lembra, ele participou da segunda edição do Big Brother Brasil. Sim, Fernando esteve no BBB 2, que foi exibido em 2002. Modelo, ele conquistou ainda mais trabalhos por conta de sua participação no reality show.
Seis anos depois, porém, o hoje comunicador sofreu um grave acidente de carro. O veículo onde ele estava bateu em um poste na esquina da Avenida República do Líbano, zona sul de São Paulo, na madrugada do dia 4 de julho de 2009.

Sequelas do acidente de Fernando Fernandes
Resgatado do acidente, Fernando Fernandes foi internado no Hospital São Paulo e enfrentou uma bateria de exames, além de uma complexa cirurgia na coluna para “descompressão da medula e fixação da coluna.
Ele teve duas vértebras quebradas, mas de acordo com os médicos, sua medula não se rompeu, o que carregou Fernando, parentes e amigos de esperanças, pois havia uma chance dos movimentos das pernas serem recuperados.
No entanto, o reestabelecimento do ex-BBB não foi total e acabou ficando paraplégico. E isso não foi nenhum impedimento para Fernando manter sua rotina de exercícios. Ou melhor, não foi impedimento para nada. Ele investiu na carreira de atleta paralímpico.

Tetracampeão Mundial
A partir daí, Fernando Fernandes, que trabalhava como modelo antes do acidente, começou a trilhar um caminho de superação.
Já com o esporte correndo no sangue, pois tinha sido jogador de futebol profissional e boxeador amador, Fernando partiu para se dedicar ao universo Paralímpico.
Extremamente obstinado e talentoso, optou pela Paracanoagem, modalidade na qual se consagrou Tetracampeão Mundial (2009, 2010, 2011 e 2012), Tricampeão Panamericano, Tetracampeão Sul-americano e Tetracampeão Brasileiro.

Bastante influente no meio, o atleta começou a ser requisitado pela Globo para comentar os Jogos Paralímpicos e ainda ganhou quadros no Esporte Espetacular. Ele também já comandou programas no canal Off, na TV fechada. Está aí outro ponto positivo para sua chegada no reality: a experiência com as câmeras.
Em No Limite, Fernandes simboliza a força e a resistência necessárias aos participantes que sonham em chegar até o final. Além claro de dar voz, na TV aberta, à representatividade de pessoas com deficiência, que ficam sempre à margem midiática.
Ex-esposa do apresentador de No Limite
Antes de voltar à Globo para apresentar No Limite 2023, Fernando Fernandes assumiu estar em uma nova fase em sua vida pessoal: agora está solteiro.
Ao Jornal Extra, o atleta e comunicador contou que terminou o relacionamento com a modelo Laís Oliveira. Eles se conheciam há mais de dez anos e estavam juntos há três. “Estou na fase de me reconhecer. Acho que ainda estou meio perdido. A gente fica tanto tempo junto e, quando se separa… Estou leve, tranquilo, satisfeito, estou me reconectando”, disse ele.

Representatividade
Sobre a representatividade de estar liderando um programa na TV aberta sendo cadeirante, em 2022 Fernando Fernandes disse ser “fundamental e necessária”. Porém, o apresentador faz questão de tratar tudo com naturalidade e diz que o convocaram para o projeto por sua competência.
“Se eu tô aqui a cadeira de rodas não é a razão. É pelo atleta que sou, pela pessoa que sou, e como lido com a cadeira de rodas. Isso foi importante para conquistar esse espaço. Quando um cadeirante assume uma posição com responsabilidade tão grande, é pra mostrar como [esse público] é esquecido, colocado em segundo plano… Fala-se muito pouco da pessoa com deficiência“, expôs Fernando.
“Quando a gente fala de inclusão social, é quando a gente ocupa espaços onde geralmente não estamos… A gente [no No Limite] tá lidando de forma natural por que eu lido de forma natural, para ser desmistificado, para que seja visto com outros olhos. Muita gente liga a pessoa com deficiência a incapacidade, a invalidez. Com certeza esse é o momento de muita importância pelo que a gente vai realizar“, pontuou o comunicador.
Confira outros textos desta colunista.