Exclusivo

De olho no fenômeno, Band vai resgatar novelas turcas na programação

Direção da emissora vai ao mercado em busca de um bom título para substituir a portuguesa Valor da Vida

Publicado em 04/05/2023

Após quase quatro anos da interrupção na transmissão de novelas turcas, a Band está muito próxima de acertar o retorno das aclamadas produções à programação. Nossa reportagem descobriu que a direção da emissora, e por aí entende-se Rodolfo Schneider, hoje Diretor Geral de Conteúdo, vai ao mercado em busca de títulos para a faixa que hoje é ocupada por Valor da Vida (TVI/2018), novela portuguesa levada ao ar às 22 horas.

Das informações obtidas em primeira mão pela coluna por meio de uma fonte interna do canal, uma delas refere-se à pesquisa que já está em curso pelo departamento responsável. A ideia, sobretudo, é chegar ao melhor e mais popular produto da atualidade.

Com isso, a Band reforçará um mercado consolidado no Brasil por ela mesma, num passado não tão distante. O filão de sucesso que hoje domina a América Latina, Estados Unidos, Europa, Ásia e países da África, ganhou projeção na emissora em 2015, com Binbir Gece (Mil E Uma Noites), distribuída pela TMC Film.

Em seguida, Fatmagul: A Força do Amor, um fenômeno mundial, explodiu na programação da Band e hoje repete o feito no catálogo do Globoplay, superando produções inéditas da plataforma.

As aquisições das novelas exibidas pela Band se deram através de conferência em feiras internacionais, sob análise do êxito delas, independente de canal ou produtora de onde elas se originalizaram.

Explosão no streaming

Atribuídas pela grande massa de fãs como séries, ou tecnicamente como dizi, hoje as tramas turcas se espalham pelos canais do Grupo Globo, ganharam espaço no Viva, e estão surpreendendo na Prime Video e HBO Max, com sucesso tão ou mais expressivo quanto as mexicanas, como é o caso de Mãe, sensação ao redor do mundo.

E como adiantado com exclusividade pela nossa reportagem, a Globo fechou uma parceria inédita com uma das principais distribuidoras de conteúdo turco na América Latina, a Inter Medya.

Son Yaz (Último Verão), Ramo, Maraşlı (Confiável), Bir Zamanlar Çukurova (Terra Amarga) e Leke (Tainted Love), além da série de grande sucesso Naked, foram os primeiros títulos divulgados pela coluna, que hoje se confirmam no catálogo do Globoplay. Algumas dessas produções, para se ter ideia, ainda estão em exibição no país euro-asiatíco.

Band errou feio ao interromper um produto consolidado na grade

A última novela turca exibida pela Band foi O Hayat Benim, batizada de Minha Vida. A história de Bahar (Ezgi Asaroglu), Ates (Keremcem) e Esfun (Ceren Moray) foi simplesmente tirada do ar sem ter o seu final transmitido pela emissora.

Minha Vida teve quatro temporadas, sendo apenas duas delas exibidas por aqui, sob cortes e tempo reduzido para menos da metade da versão original.

A trama abriu espaço para Ouro Verde, da mesma autora de Valor da Vida e vencedora do Emmy. Mas mesmo com todo estardalhaço sobre seu sucesso em Portugal, a novela não conseguiu repetir o sucesso das novelas turcas na mesma faixa horária. O mesmo ocorreu com Nazaré.

SIGA ESTE COLUNISTA NAS REDES SOCIAIS: INSTAGRAM E TWITTER

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade