Curiosidades da TV

Roda de Fogo e outros casos de títulos parecidos ou iguais para histórias diferentes na teledramaturgia

Desde nomes próprios, como Marina, até idênticos como Somos Todos Irmãos, casos confundem os noveleiros

Publicado em 29/04/2021

Nesta segunda-feira (26), o Globoplay inseriu em seu catálogo a novela Roda de Fogo, de Lauro César Muniz, escrita com Marcílio Moraes. Exibida originalmente entre agosto de 1986 e março de 1987, a história é protagonizada por Tarcísio Meira como o empresário Renato Villar.

Ao descobrir que tem poucos meses de vida, devido a um angioma numa região inoperável de seu cérebro, Renato transforma sua vida – decide abandonar a esposa Carolina (Renata Sorrah), viver seu amor por Lúcia (Bruna Lombardi), moralizar seus negócios e se dar bem com os filhos Pedro (Felipe Camargo) e Helena (Mayara Magri).

Oito anos antes, em 1978, a TV Tupi exibiu na mesma faixa das 20h uma novela também chamada Roda de Fogo. No entanto, a história contada pelos autores Sérgio Jockymann e Walther Negrão era totalmente diferente da de Lauro César e Marcílio.

Dono de um grande jornal, Lear (Oswaldo Loureiro) precisa se afastar dos negócios porque, aos 70 anos, seu coração não é mais o mesmo. Ele precisa escolher qual das três filhas comandará o império em seu lugar – Gil (Eva Wilma), Jane (Maria Estela) ou Délia (Kate Hansen)?

Curiosidades da TV relembra aqui no Observatório da TV outros casos como esse – novelas de títulos iguais, ou parecidos a ponto de induzir à confusão, mas que contam histórias totalmente distintas. Houve duas novelas chamadas Marina, duas Somos Todos Irmãos… Claro que remakes não contam, já que os títulos serem mantidos é comum e, até certo ponto, necessário. Confira o vídeo!