
Basta olhar para Beatriz Lyra e logo nos recordamos de seus muitos papéis em telenovelas, especialmente na obra de Manoel Carlos. A atriz teve presença constante nas histórias do autor, a partir de 1981, quando viveu a doceira Letícia em Baila Comigo, cartaz do horário nobre.
Veja também:
- Em Mulheres Apaixonadas, Sérgio faz a fila andar e anuncia decisão que deixa Heloísa transtornada: "Nunca mais"
- Após sair da prisão, Aline muda de vida e crava o punhal no coração de Antônio em Terra e Paixão: "A hora da vingança!"
- Após circo de horrores, Petra desmascara Agatha e Antônio e prova inocência de Aline em Terra e Paixão: "Decepção!"
Atualmente no ar no Canal Viva, como Helena em Amor Com Amor se Paga (1984), de Ivani Ribeiro, Beatriz Lyra fez ainda com Maneco as novelas Sol de Verão (1982/83), Novo Amor (1986) – esta, na TV Manchete -, História de Amor (1995/96), Por Amor (1997/98), Laços de Família (2000/01) e Mulheres Apaixonadas (2003), aqui numa breve participação.
Outro autor importante na trajetória de Beatriz Lyra é o recentemente falecido Gilberto Braga, que contou com a atriz nos elencos de Escrava Isaura (1976/77) – como Dona Ester, mãe do vilão Leôncio (Rubens de Falco) -, Brilhante (1981/82), numa participação especial, e O Dono do Mundo (1991), na pele da divertida Almerinda, mãe de Taís (Letícia Sabatella) e Gilda (Betty Gofman).
O Por Onde Anda? do Observatório da TV fala da atriz, que a partir dos anos 2000 foi se afastando gradualmente dos estúdios. Desde Haja Coração (2016), de Daniel Ortiz, reprisada durante a pandemia, Beatriz Lyra não atua em nenhuma novela. Confira o vídeo!