Clássico

Com protagonista rejeitada, essa novela problemática de Gilberto Braga será resgatada pela Globo

Trama estrelada por Malu Mader e Antonio Fagundes tem uma história forte e cruel

Publicado em 31/05/2024

A partir de 3 de junho, uma novela clássica e problemática de Gilberto Braga será resgatada pela Globo. Exibida entre maio de 1991 e janeiro de 1992, O Dono do Mundo entra no catálogo do Globoplay na íntegra, com todos os 197 capítulos.

Com uma história cruel e cheia de polêmicas, a trama enfrentou uma rejeição logo no início devido à protagonista da história, Márcia, vivida por Malu Mader. Prestes a se casar, ela cai em uma armadilha do grande vilão, Felipe Barreto (Antonio Barreto), e trai o noivo com o médico.

A sedução era parte de uma aposta do antagonista, fato que deixou os telespectadores irritadíssimos. “O público admirou muito aquele vilão, achou que ele tinha toda a razão, porque o papel do homem é esse mesmo, e que a leviana era ela, por ceder”, revelou Gilberto em entrevista ao livro Autores, Histórias da Teledramaturgia.

A partir da morte do noivo, que se suicida, Márcia virou uma espécie de vingativa, mas mesmo assim o público não comprou a ideia. Além disso, o sofrimento exacerbado dos pobres e o destaque para a elite brasileira foram outros problemas apontados pelo autor. Para Gilberto, “O Dono do Mundo tem uma história forte, totalmente errada para uma novela, muito cruel e penosa para o telespectador”.

Malu Mader foi a protagonista Márcia em O Dono do Mundo

De fato, a produção passou por vários percalços e, de acordo com o dramaturgo, virou “uma grande salada”. Para piorar, enfrentou a forte concorrência da novela mexicana Carrossel, que era exibida pelo SBT e fez muito sucesso na época.

Com um elenco repleto de estrelas, com destaque ainda para Gloria Pires, Nathalia Timberg, Fernanda Montenegro, Stenio Garcia, Maria Padilha, Daniel Dantas, Paulo Goulart, Angelo Antonio e Letícia Sabatella, O Dono do Mundo fechou com a baixa média de 43 pontos de audiência, sete a menos que a antecessora, Meu Bem, Meu Mal.