Especial sobre os 70 anos da televisão brasileira: Na Parte 3, as mudanças dos anos 1980 e a chegada aos anos 1990

Após o fim da TV Tupi, o SBT e a TV Manchete fazem a TV Globo deixar o comodismo de lado

Publicado há um mês
Por Fábio Costa
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Depois de muitos problemas no decorrer dos anos 1970, a TV Tupi chegou a um fim melancólico dois meses antes de completar 30 anos de atividades, em julho de 1980. Diversos canais dos Diários e Emissoras Associados foram cassados pelo governo e colocados em licitação para outros interessados os assumirem.

Ao invés de uma, duas novas redes foram criadas a partir dos antigos canais da Tupi: o SBT, de Silvio Santos, no ar a partir de 1981, e a Manchete, de Adolpho Bloch, que entrou no ar em 1983. Era o início de uma nova fase de concorrência para a TV Globo, que ainda tinha que ficar atenta aos movimentos das TVs Bandeirantes e Record na praça de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A emissora eminentemente popular do animador que desde os anos 1960 fazia sucesso com seu programa dominical não demorou a perceber que precisaria investir em outras camadas de público para se credibilizar junto aos anunciantes e a espectadores que eventualmente resistissem a suas atrações.

Ao mesmo tempo, o mesmo Silvio Santos também investia na TV Record, da qual foi um dos proprietários; a Bandeirantes direcionou seus esforços a jornalismo e variedades depois de uma fase com dramaturgia de boa qualidade; e a Manchete propôs uma televisão “de primeira classe”, mas também precisou logo se adequar a condições que a favorecessem.

Apesar de levemente estremecida pelas novidades que a concorrência trazia, incluída aí a TV Gazeta de São Paulo, que driblava a pouca verba com talento e criatividade, a TV Globo atravessou os anos 1980 ainda na liderança e com diversos projetos de êxito. Dramaturgia, humor e jornalismo da emissora formaram uma tríade de sucesso. Confira o vídeo do especial do TBT da TV sobre essas sete décadas!

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais