Homenagem a alguns dos pioneiros dos 70 anos da televisão brasileira

Profissionais que iniciaram a trajetória de sucesso do veículo no Brasil são focalizados no programa

Publicado há 4 dias
Por Fábio Costa
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nesta semana, mais precisamente nesta sexta-feira (18), a televisão brasileira completa 70 anos de operações oficiais, com a estreia da TV Tupi, Canal 3 de São Paulo – que passou ao Canal 4 em 1960. Curiosidades da TV fala nesta semana sobre alguns dos pioneiros dessa história de sucesso.

Sua Vida me Pertence, escrita, dirigida e protagonizada por Walter Forster (logo, nosso primeiro galã de novelas), tendo Vida Alves como a mocinha, Lia de Aguiar como a antagonista e Lima Duarte como o vilão, inaugurou entre o final de 1951 e o início de 1952, em poucos capítulos exibidos pela Tupi na faixa das 20h, um filão que ainda hoje se mantém em cartaz e com grande sucesso: a telenovela.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

No entanto, Sua Vida me Pertence só foi ao ar às terças e quintas-feiras, e somente em 1963 os capítulos passaram à forma que conhecemos ainda hoje – ou seja, de segunda a sexta-feira, ou sábado. Na TV Excelsior, 2-5499 Ocupado, de Dulce Santucci a partir de original de Alberto Migré, deu início à telenovela diária no Brasil.

Já diária e produzida por praticamente todas as emissoras, estabilizada como produto fundamental da TV brasileira, a telenovela ganhou cor em 1973, com O Bem-amado, de Dias Gomes, na TV Globo.

E passou a ser gravada em alta definição em 2007, com Dance, Dance, Dance, de Yoya Wursch e Juana Uribe, na Band, e Duas Caras, de Aguinaldo Silva, na Globo, ambas estreadas no mesmo dia, 1º de outubro daquele ano.

Dermival Costa Lima foi o primeiro diretor responsável da nossa TV, já de início auxiliado pelo polivalente Cassiano Gabus Mendes, que logo também se tornaria figura fundamental da história que se iniciou em 1950.

TV na Taba foi o nome do primeiro programa, apresentado por Homero Silva, depois que Yara Lins e Sonia Maria Dorce nos cumprimentaram. Saiba mais no vídeo!

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais