Especial sobre os 70 anos da televisão brasileira: Na Parte 2, a década de 1970

Entre a hegemonia atingida por uma e o ocaso de outra, as redes de TV e a consolidação do veículo como fator de integração nacional

Publicado há 2 meses
Por Fábio Costa
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Depois dos primeiros 20 anos, de improvisação, audácia contextualizada pelo momento de implantação de um novo veículo por profissionais que até então o desconheciam e de emissoras dirigidas de forma mais paternalista e personalista e menos empresarial, por assim dizer, a TV no Brasil chegou aos anos 1970 em meio a mudanças tecnológicas, políticas e de estratégias.

O TBT da TV traz nesta semana a Parte 2 do Especial 70 Anos da Televisão Brasileira, que fala da década de 1970, um período de consolidação da hegemonia da então novata Rede Globo, formada a partir de uma emissora carioca, e do ocaso da pioneira Rede Tupi, que encerra suas operações melancolicamente após fazer escola nas comunicações do Brasil.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Ademais, esse foi também o tempo das TVs Record e Bandeirantes, ambas paulistas, enfrentando como podiam as dificuldades do mercado concentrado na Globo e de suas próprias condições técnicas, prejudicadas e limitadas por incêndios.

Bem como por tentativas equivocadas de formar grades de programação mais atraentes, especialmente à noite, para enfrentar o sanduíche novela-jornal-novela da TV dos Marinho. Nessa segunda faixa, logo após o Jornal Nacional, os anos 1970 foram a era das novelas de Janete Clair, não à toa apelidada de “Nossa Senhora das Oito”.

Depois do fim da TV Excelsior, em 1970, muito de seus ensinamentos foi absorvido pelas outras TVs, especialmente pela Globo, bem como seus talentos. A diferença de visão na gerência de TV como um negócio, as grandes de programação horizontais e verticais e a otimização da produção de programas para difusão por todo o País são alguns dos pontos que ficaram. Confira o vídeo!

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais