Febre do pântano ataca novo personagem em Novo Mundo

Após Letícia, personagem de Maria João Bastos, Wolfgang (Jonas Bloch) é acometido pela enfermidade na trama

Publicado há 4 meses
Por Arthur Pazin
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nos próximos capítulos da edição especial de Novo Mundo, na TV Globo, Wolfgang (Jonas Bloch) vai passar mal e Dr. Peter (Caco Ciocler) desconfiará que o fazendeiro está com a febre do pântano.

Ferdinando, Diara e Wolfgang, de Novo Mundo (Reprodução)

Assustada com o diagnóstico do marido, Diara (Sheron Menezzes) vai contar com o apoio de Ferdinando (Ricardo Pereira), botânico português que chegou ao Brasil junto com a “missão austríaca” e acabou perdendo a esposa Letícia (Maria João Bastos) após ela contrair a febre do pântano.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Letícia (Maria João Bastos) morre de febre do pântano nos braços de Ferdinando (Ricardo Pereira) em Novo Mundo (Foto: Divulgação/TV Globo)

Ressurgindo na mata, ele reencontrou Piatã (Rodrigo Simas) e disse não ter se perdoado por não conseguir salvar a amada da doença, que na realidade é a malária, mas acabou refazendo sua vida na cidade, onde está cada vez mais se aproximando da ex-escrava, quem tem deixado seu coração bastante dividido.

Ferdinado (Ricardo Pereira) e Diara (Sheron Menezzes) em Novo Mundo (Reprodução/TV Globo).

Entenda o que é a febre do pântano

Febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica, são os principais sintomas da malária, que é transmitida por mosquitos fêmeas do gênero Anopheles, infecta­dos pelo parasito, os mosquitos se infectam quando picam o homem portador de formas sexuadas (gametócitos) no sangue.

Nas áreas de Mata Atlântica, onde se passa a novela, uma parcela da malária autóctone ocorre com o nome de malária de bromélia e são vetores o Anopheles (Kertesziacruzii eo Anopheles (Kertesziabellator.

O tempo médio de incubação da malária é de 12 dias para o P. falciparum, 14 para P. vivax e 30 para P. malariae, embora algumas cepas de P. vivax e P. malariae possam apresentar um período de incubação prolongado.

A transmissão de malária pode ocorrer também por transfusão de hemoderivados ou transplantes de órgãos de pessoas infectadas, uso compartilhado de seringas e acidente com materiais pérfuro-cortantes. A trans­missão congênita é pouco frequente.

A malária é a causa mais comum de morte por doenças infecciosas em viajan­tes e também a causa mais frequente de febre após viagem a países em desenvolvi­mento, como a situação do Brasil no século XIX, quando a doença estava presente em todo o território nacional, particularmente na costa litorânea.

Sem muitas informações sobre, na época, ela era chamada de febre do pântano e foi trazida ao país da África junto aos navios negreiros pelo parasita Plasmodium falciparum.

 Mais Informações, curiosidades, sinopse, personagens e o resumo diário e atualizado dos capítulos da novela Novo Mundo

Confira o resumo dos capítulos das outras novelas da TV Globo, SBT, Record TV e Band.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais