Trama das 18h

Maria João fala sobre a morte de Letícia em Novo Mundo: “Me exigiu muito”

A famosa diz que o elenco se animou com a reprise

Publicado em 14/04/2020

No ar como a bióloga Letícia (Maria João) de Novo Mundo, novela das 18h escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson reprisada pela TV Globo, Maria João falou em entrevista sobre a personagem e a oportunidade de rever o folhetim.

O que você achou de Novo Mundo ter sido escolhida para voltar em edição especial?


Fiquei muito feliz quando soube. Foi uma novela muito acarinhada por todos. Nesse momento mais sensível será bom levar até o público uma história que seja leve, divertida e com mensagens bonitas. A novela reúne tudo isso e irá trazer algo positivo para todos.


Qual a importância dessa personagem na sua carreira?

Letícia foi muito especial para mim. Me permitiu mergulhar num universo fascinante, pesquisar e descobrir um novo mundo. Foi incrível estudar a realidade vivida pelos jovens naturalistas naquela época. Ter a possibilidade de conhecer o trabalho de tantos biólogos que no século XIX buscavam o conhecimento da natureza nas suas expedições, desempenhando uma tarefa de grande importância para a humanidade. Muitos arriscaram a própria vida e perderam a vida na busca desse conhecimento. Foi o caso da Letícia. Fiz uma viagem incrível.


De qual cena lembra com carinho?

Estou ansiosa pela cena da morte da personagem. Me exigiu muito, mas acho que ficou linda, pois passa uma mensagem muito bonita de amor e esperança. A Letícia sabia da importância da sua missão e de que sua morte não era em vão.  O que achei mais bonito na despedida foi exatamente essa noção de missão cumprida que ela passou também para o Ferdinando, para que ele continuasse a sua busca, mostrando-lhe que a sua missão era maior do que a vida. Foi uma homenagem a todos os biólogos que perderam as suas vidas na busca pelo conhecimento e pela evolução da humanidade.


Qual foi a cena mais difícil?

A cena mais difícil foi, sem dúvida, a cena da morte da Letícia. Eu e o Ricardo Pereira queríamos fazer uma cena bonita em que o amor deles se sobrepusesse à morte em si. Queríamos que fosse uma cena de amor e paixão, que representasse a vida e não a morte. Além disso foi uma cena muito longa, filmada na chuva, que nos exigiu física e emocionalmente.


Tem boas lembranças dos momentos das gravações?

O nosso elenco era incrível, houve sem dúvida um encontro muito especial entre todos. Estávamos muito felizes por contar aquela história, por levar ao público a história do Brasil. Lembro-me dos primeiros encontros nos workshops de preparação da novela, foi muito divertido e logo no início ficou bem claro que éramos uma equipe coesa e especial.

O que você tem ouvido dos amigos e do público desde que foi anunciada a volta da novela? 

Assim que soubemos começamos a mandar mensagens no nosso grupo e estávamos muito felizes com este regresso. O feedback do público também tem sido ótimo por poderem rever Novo Mundo, não só porque foi uma novela muito querida por todos, mas também porque, em breve, estreará a ‘sequência’, Nos Tempos do Imperador e é muito interessante para o público seguir a história cronologicamente. Faz todo o sentido. Novo Mundo foi uma novela de muito sucesso. É divertida, leve e penso que neste momento a gente precisa disso.

Tem alguma característica ou algo que aprendeu com a personagem que ficou para a sua vida?

O mergulho na realidade dos personagens é sempre muito interessante por tudo o que aprendemos sobre novos universos. Foi fascinante mergulhar no universo da Letícia, conhecer o trabalho realizado por tantos os biólogos, as suas descobertas e seus estudos fundamentais. É impressionante pensar na importância que o seu trabalho teve para o mundo e para a humanidade.


Quem você conheceu na novela e que mantém contato até hoje?

Uma das melhores memórias desta novela é o elenco e todas as relações que se criaram. Tivemos sem dúvida uma relação muito especial, tanto que até hoje mantemos contato constante através no nosso grupo do whatsapp do qual faz parte todo o elenco. Continuamos a partilhar as nossas vidas e a contar uns com os outros. Isso não acontece em todos os projetos. Novo Mundo foi mesmo especial.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade