Doença fatal

Entenda o que é a febre do pântano em Novo Mundo

Letícia, personagem de Maria João Bastos, foi acometida pela enfermidade na trama de Alessandro Marson e Thereza Falcão

Publicado em 19/05/2020

No ar em edição especial na TV Globo, Novo Mundo tem em suas diversas tramas a história de Ferdinando (Ricardo Pereira), botânico português que chegou ao Brasil junto com a “missão austríaca” e acabou perdendo a esposa Letícia (Maria João Bastos) após ela contrair a febre do pântano.

Ressurgindo na mata, ele reencontrou Piatã (Rodrigo Simas) e disse não ter se perdoado por não conseguir salvar a amada da doença, que na realidade é a malária.

Febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica, são os principais sintomas da malária, que é transmitida por mosquitos fêmeas do gênero Anopheles, infecta­dos pelo parasito, os mosquitos se infectam quando picam o homem portador de formas sexuadas (gametócitos) no sangue.

Nas áreas de Mata Atlântica, onde se passa a novela, uma parcela da malária autóctone ocorre com o nome de malária de bromélia e são vetores o Anopheles (Kertesziacruzii eo Anopheles (Kertesziabellator.

O tempo médio de incubação da malária é de 12 dias para o P. falciparum, 14 para P. vivax e 30 para P. malariae, embora algumas cepas de P. vivax e P. malariae possam apresentar um período de incubação prolongado.

A transmissão de malária pode ocorrer também por transfusão de hemoderivados ou transplantes de órgãos de pessoas infectadas, uso compartilhado de seringas e acidente com materiais pérfuro-cortantes. A trans­missão congênita é pouco frequente.

A malária é a causa mais comum de morte por doenças infecciosas em viajan­tes e também a causa mais frequente de febre após viagem a países em desenvolvi­mento, como a situação do Brasil no século XIX, quando a doença estava presente em todo o território nacional, particularmente na costa litorânea.

Sem muitas informações sobre, na época, ela era chamada de febre do pântano e foi trazida ao país da África junto aos navios negreiros pelo parasita Plasmodium falciparum.

 Mais Informações, curiosidades, sinopse, personagens e o resumo diário e atualizado dos capítulos da novela Novo Mundo

Confira o resumo dos capítulos das outras novelas da TV Globo, SBT, Record TV e Band.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade