Nando Cunha discute com seguidora sobre representatividade em Poliana: “Vieram do ralo”

Publicado em 14/05/2019

O ator Nando Cunha voltou a polemizar com respeito à representatividade negra na novela infantil do SBT, As Aventuras de Poliana, de cujo elenco ele mesmo faz parte. Na noite desta terça (14), ele discutiu abertamente com uma seguidora do Twitter que criticou suas declarações a respeito de como os negros – inclusive seu próprio personagem, Ciro – são retratados no folhetim de Íris Abravanel.

“Infelizmente o preconceito está na própria pessoa quando se sente inferior de alguma forma. Pois a novela engrandece a família do Ciro o tempo todo. Muitos outros personagens [do mesmo folhetim] não têm tamanho destaque”, analisou a telespectadora.

Nando Cunha, por sua vez, fez questão de rebater as declarações da moça. “Engrandece? Desculpe… Uma família que ‘se mata de trabalhar’ – e esse discurso foi reproduzido numa cena na boca do personagem do meu filho [Jefferson, do ator Vítor Britto] – e não sai do lugar?? Deve ser coisa da nossa cabeça mesmo”, ironizou o ator.

“Sim. Onde um garoto negro [Jefferson], apesar da pobreza, se recusa a entrar no mundo do crime. (A propósito, nenhum dos bandidos da novela é negro.) Eles não têm dinheiro: têm dignidade, talento e bom caráter. Isso é engradecer sim!”, contra-argumentou a mesma internauta.

Pontos de vista divergentes

“A família do Ciro tem as mesmas dificuldades da família do Vinícius [Vincenzo Richy] (loiro de olhos azuis). Que vive uma vida tão difícil quanto. Sem contar a supervisora [da Escolha Ruth Goulart] Helô [Elina de Souza]. Negra, bem sucedida, justa e sensata. Os negros estão muito bem representados na novela. Tanto pelos ótimos atores quanto por seus papéis. Só uma pena o Ciro morrer!”, concluiu.

“Sim. E a maioria dos brancos fazem a parte rica e os protagonistas. A supervisora negra e o professor de teatro [Iuri, de Emílio Farias] não têm família e nem história na novela. Vieram do ralo. Já tentou pensar no contrário? E se fossem somente seis atores brancos na novela, e o resto do elenco negro?”, questionou o ator.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade