Lista

Racismo, Covid e Lula: 5 bastidores nada contentes de Poliana Moça, que termina hoje

Trama de Íris Abravanel sai do ar no SBT após cinco anos e duas temporadas

Publicado em 24/05/2023

Poliana Moça, que termina nesta quarta-feira (24), põe fim a uma história iniciada em maio de 2018, com As Aventuras de Poliana. Embora o lema da protagonista tenha sido o Jogo do Contente, a sequência de novelas do SBT ficou marcada pelo “jogo da raiva”, com polêmicas, intrigas e até acusações de crime fora do ar.

A coluna, que acompanhou a maioria dos conflitos na novela e nos bastidores, relembra cinco momentos nada contentes de As Aventuras de Poliana e Poliana Moça. Confira abaixo:

Atores trocados

As Aventuras de Poliana sofreu com desfalques desde o início da trama. A protagonista adulta, Milena Toscano, engravidou e foi trocada por Thaís Melchior, mas a substituta sofreu ataques de ódio de fãs da antecessora e precisou abandonar as redes sociais. Tatsu Carvalho regravou cenas de Willian Mello, que migrou para a Record, mas o SBT cometeu uma gafe daquelas ao divulgar para a imprensa fotos do ator antigo.

Racismo

Em um dos trechos mais vergonhosos da novela, Íris Abravanel culpou negros pelo racismo (praticado por brancos) e escreveu a seguinte fala para uma atriz negra (Elina de Souza, intérprete de Helô): “Sabe qual é um dos maiores culpados pelo preconceito? A nossa cabeça. E para que os outros parem de ver a nós, negros, como diferentes, nós precisamos parar de nos ver como diferentes, como piores ou melhores do que determinada raça!”.

Nando Cunha “morto”

Ciro sofreu uma morte trágica em As Aventuras de Poliana, mas seu intérprete, Nando Cunha, desabafou contra o SBT em declarações para a imprensa, acusando a emissora de dar fim ao personagem sem explicação. A equipe de As Aventuras de Poliana negou qualquer represália.

Surto de Covid-19

Tânia e Otto em Poliana Moça
Tânia e Otto em Poliana Moça

Sem testes nem máscaras, o elenco de Poliana Moça sofreu com casos de Covid-19 e protestou contra as péssimas condições de trabalho, chegando a acionar o SATED-SP (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de São Paulo) para pressionar o SBT. Após o caso ter sido revelado pela coluna, a emissora decidiu endurecer as normas de segurança.

Afronte na eleição

Bel Moreira, Otávio Martins e Maria Gal, de Poliana Moça, declaram voto em Lula
Bel Moreira Otávio Martins e Maria Gal de Poliana Moça declaram voto em Lula

Atores de Poliana e o SBT também se estranharam por política. A emissora, sabendo que a maioria é socialista, tentou, por contrato, proibir manifestações. Às vésperas da eleição presidencial, atores “fizeram o L” nas redes sociais pedindo votos para Lula, confrontando o apoio escancarado da rede de Silvio Santos a Jair Bolsonaro.

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade