Apuração

Mocidade Alegre é a grande campeã do Carnaval 2023 de São Paulo

A agremiação levou para a avenida a história de Yasuke, o primeiro samurai negro do Japão

Publicado em 21/02/2023

A Globo transmitiu na tarde desta terça-feira (21) de Carnaval a apuração das notas das escolas de samba do grupo especial de São Paulo. Por conta disso, a programação da emissora teve algumas alterações e não foram exibidos os dois horários do Vale a Pena Ver de Novo, com Chocolate com Pimenta e O Rei do Gado, nem a Sessão da Tarde.

Assim como aconteceu na transmissão dos desfiles, nas noites de sexta (17) e sábado (18), Rodrigo Bocardi e Aline Midlej comandaram a apresentação das leituras das notas e fizeram os comentários sobre as agremiações.

No final, após quase duas horas de apuração, a Mocidade Alegre, escola de samba do bairro do Limão, na zona norte da capital paulista, foi sagrada como a grande campeã do grupo especial do Carnaval de São Paulo, com 270 pontos, apenas um décimo à frente da segunda colocada, a Mancha Verde, campeã de 2022.

Rodrigo Bocardi e Aline Midlej
Rodrigo Bocardi e Aline Midlej

A Mocidade Alegre levou para a avenida um enredo contando a história de Yasuke, o primeiro samurai negro do Japão e com grande reconhecimento. Com alegorias luxuosas e uma harmonia primorosa, a escola cantou temas como o preconceito, a desigualdade racial e a exaltação da raça, com o lema de que preto por ser o que ele quiser.

Este foi o 11º título da Mocidade Alegre, que não vencia o Carnaval desde 2014. As escolas Unidos de Vila Maria e Estrela do Terceiro Milênio ficaram nas últimas colocações e foram rebaixadas para o grupo de acesso 1.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade