Folia em foco

Milton Cunha, Alex Escobar, Karine Alves e Boninho falam sobre a transmissão dos desfiles de Carnaval

Kenya Sade, Vitor diCastro e Dandara Mariana trazem o clima dos bastidores e detalhes da maior festa popular do país

Publicado em 09/02/2024

Já é Carnaval! A partir desta sexta (9) até a próxima terça-feira (13), o maior espetáculo da Terra tem espaço especial na programação da Globo.

Sob o comando de Milton Cunha, Alex Escobar e Karine Alves, com comentários de Ailton Graça e Alemão do Cavaco em São Paulo, e do sambista Pretinho da Serrinha e do jornalista Leonardo Bruno no Rio de Janeiro, o público acompanha todos os detalhes das apresentações das 14 agremiações do Grupo Especial de São Paulo no Anhembi e das 12 escolas do Rio de Janeiro na Sapucaí, que completa 40 anos em 2024. 

Neste ano, as transmissões da festa contam ainda com a participação do trio formado por Kenya Sade, Vitor diCastro e Dandara Mariana, que acompanha o que rola nos bastidores, nos camarotes e onde o público estiver.

Para deixar os telespectadores ainda mais perto do espetáculo, o apresentador Milton Cunha passeia por toda a avenida, desde a concentração, e mostra, com detalhes, que quem faz a festa é o povo.

Toda a equipe envolvida na transmissão dos desfiles visitou os barracões das 26 escolas dos Grupos Especiais para apurar detalhes exclusivos, garantir a riqueza da cobertura e mostrar a grandiosidade do investimento das escolas para a festa que valoriza a cultura do samba e do povo brasileiro. 

Diretor de gênero do projeto, Boninho destaca a importância de colocar um dos maiores ícones da cultura popular brasileira ao alcance de todos. 

“Fazer a transmissão dos desfiles é um grande privilégio, principalmente para quem é apaixonado por carnaval, como eu. Toda troca com os profissionais do Carnaval é algo extremamente rico para quem trabalha com entretenimento, com show. É o maior show da Terra e a Globo sabe dessa importância para a cultura brasileira“, detalha.

O brasileiro se enxerga em nossas telas o ano todo e, no Carnaval, de maneira ainda mais especial, seja na riqueza das fantasias, na garra, alegria e na paixão pelo samba. É isso que queremos mostrar, sempre com um olhar de inovação na transmissão, com uma equipe que começa a se envolver muito antes do carnaval acontecer. Faço isso há anos, mas me emociono de maneira diferente toda vez”, conta Boninho. 

Com direção artística de Creso Eduardo Macedo, produção de Maiana Timoner, sob a direção de gênero de Boninho, a TV Globo transmite os desfiles de São Paulo, na sexta e no sábado, e do Rio de Janeiro, no domingo e na segunda-feira, logo após o BBB 24.

A apuração dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo será transmitida na terça-feira (13), após o compacto com os melhores momentos dos desfiles da noite anterior. No Rio de Janeiro, a apuração vai ao ar na quarta-feira, dia 14, também após o compacto, exibido depois de Glô na Rua. Os melhores momentos dos desfiles de São Paulo e do Rio de Janeiro são exibidos apenas para as respectivas praças.

No Desfile das Campeãs do Rio de Janeiro, no sábado, dia 17, Milton Cunha, Alex Escobar e Karine Alves seguem no comando da transmissão, ao lado dos comentaristas Leonardo Bruno e Lucinha Nobre, que estarão no estúdio de vidro, localizado na Praça da Apoteose.

O trio Dandara Mariana, Kenya Sade e Vitor diCastro continua acompanhando tudo dos bastidores dos desfiles das seis agremiações vencedoras do Grupo Especial. A transmissão do Desfile das Campeãs acontece ao vivo no Multishow. A TV Globo exibe o show de abertura que antecede o Desfile, logo após o BBB.

Confira abaixo as entrevistas exclusivas do trio de apresentadores do carnaval de São Paulo e do Rio de Janeiro:

MILTON CUNHA 

Como você se sente com esse novo desafio de, agora, ser o apresentador do Carnaval da TV Globo? E como será, com esse novo formato, fazer a apresentação do chão, na avenida? O que destaca de especial dessa oportunidade?

Milton – O desafio é estar à altura das comunidades, dos artistas populares que desfilam e mostram seu melhor. Honrar o esforço das agremiações com palavras de exaltação, alegria e conteúdo cultural. Estar na apresentação é algo mais técnico, com volume de informações mais robustas. Só depois vem os comentários. Será uma honra estar em contato direto com a pulsação humana dos desfilantes, fazendo a grande introdução sobre a agremiação, vendo o desfile tomar a pista. E ainda especialíssimo mergulhar na folia paulistana e estar com as escolas, torcendo por um grande desfile, além de continuar com o Rio e lagrimar com a abertura dos portões!

KARINE ALVES

Como você se sente sendo uma das responsáveis por narrar, na TV Globo, a maior festa popular do país? É a sua primeira vez nesse desafio, o que o público pode esperar?

Karine – Eu me sinto honrada com esse convite e também privilegiada por ter a possibilidade de levar a emoção do Carnaval para quem não está na Sapucaí e no Anhembi. Representar o povo brasileiro na maior festa popular do país é a realização de um sonho e, ao mesmo tempo, o maior desafio da minha carreira. O público pode esperar muita alegria, informação, leveza e comprometimento. Afinal, o Carnaval é uma festa, um espetáculo, mas também é uma competição. E nós vamos levar para quem está assistindo ao vivo os desfiles na TV Globo toda essa emoção das escolas, naqueles minutos em que serão desafiadas a mostrar o seu melhor. Eu, Escobar e Milton formamos um trio muito alto astral e faremos isso com a maestria que o público merece.

ALEX ESCOBAR

Qual a sensação de transmitir, na TV Globo, um momento tão especial da cultura brasileira? É a sua primeira vez no carnaval de SP. O que destaca de especial nessa transmissão?

Alex A sensação é de realização. Desde que eu entrei na TV Globo, estar no Carnaval era uma grande vontade. E estar nas duas cidades ainda, será muito importante. A minha expectativa é a de corresponder à expectativa do povo de São Paulo e dar ao espetáculo a grandiosidade que ele tem e merece. O que eu destaco de especial é ter uma parceira nova, a Karine, uma pessoa que gosta de música, de samba, de Carnaval. Além de estar ao lado do Milton Cunha, que terá um papel diferenciado nessa transmissão. Será muito legal. É um ano de muitas novidades, e eu fico feliz em fazer parte disso. 

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade