apelo comercial

Globo tira Maju Coutinho e Bocardi do comando do Carnaval 2024 e motivo surpreende

Emissora enfrentou fracasso financeiro da edição de 2023

Publicado em 22/10/2023

Para 2024, a TV Globo vai fazer mudanças em suas transmissões do Carnaval, deixando de lado os jornalistas Maju Coutinho, Rodrigo Bocardi e Aline Medlej. A decisão, no entanto, não foi baseada no desempenho dos profissionais, mas sim na necessidade de aumentar o apelo comercial do evento devido ao fracasso financeiro da edição de 2023.

Na edição deste ano, a Globo enfrentou alguns desafios, com apenas uma cota de patrocínio vendida, para a Brahma, o que resultou em prejuízos. Para reverter esse cenário em 2024, a emissora optou por transformar a transmissão do Carnaval em um evento mais atraente para os anunciantes, com mais oportunidades de exposição das marcas.

Isso levou à exclusão do departamento de Jornalismo, que tradicionalmente comandava as transmissões. No próximo ano, as áreas de Entretenimento e Esportes assumirão o controle da edição, abrindo a possibilidade para a inclusão de elementos publicitários.

A decisão de excluir jornalistas do departamento de Jornalismo se deve às políticas internas da Globo, que proíbem a participação desses profissionais em atividades publicitárias ou a associação com marcas. As transmissões do Carnaval de 2024 no Rio de Janeiro e em São Paulo serão ancoradas por Karine Alves, Alex Escobar e Milton Cunha.

Aline Midlej e Rodrigo Bocardi durante a cobertura da Globo do Carnaval
Aline Midlej e Rodrigo Bocardi durante a cobertura da Globo do Carnaval

Ainda não foram escolhidos os repórteres que cobrirão os desfiles de Carnaval de 2024, mas eles não serão do departamento de Jornalismo, como era tradicional até o ano passado. Em vez disso, serão repórteres do departamento de Esportes ou de programas de entretenimento, como o Mais Você e Encontro.

A estratégia comercial da emissora oferece um Carnaval “mais leve, mais dinâmico e mais entretenimento,” com “100% dos talentos disponíveis para ações comerciais“. Uma das mudanças mais notáveis é o preço das cotas de patrocínio, que passaram de R$ 42 milhões em 2023 para R$ 23,8 milhões em 2024, sendo oferecidas quatro delas.

As informações são do jornalista Daniel Castro, do portal Notícias da TV.

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