AGRESSÕES

Globo repudia violência contra jornalistas e pressiona: “A presidência deve ser responsabilizada”

Maria Júlia Coutinho e Poliana Abritta leram a mensagem durante o Fantástico

Publicado em 12/12/2021

Neste domingo (12), uma equipe da TV Bahia, afiliada da Globo, foi agredida em Itamaraju.  Os ataques aos repórteres partiram de seguranças e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro durante uma visita dele à região. No Fantástico, a Globo falou sobre a violência sofrida pelos profissionais.

Maria Júlia Coutinho e Poliana Abritta leram uma mensagem e cobraram uma ação do Judiciário. Um dos seguranças chegou a segurar a repórter pelo pescoço, com a parte interna de seu antebraço. Enquanto que outro segurança pessoal tentou impedir que os microfones fossem apontados para o presidente. Os jornalistas da TV Aratu, afiliada do SBT, também foram agredidos. 

O Supremo Tribunal Federal foi acionado em novembro pela Rede Sustentabilidade para proibir o presidente de Jair Bolsonaro de atacar ou incentivar ataques verbais ou físicos à imprensa e aos profissionais da área. O partido pede que o Supremo fixe o pagamento de multa de R$ 100 mil por ataque. A Rede também pede que o STF determine à Presidência da República que elabore e apresente um plano de segurança para garantir a integridade dos profissionais que acompanham a rotina do presidente”, iniciou Maria Júlia.

A ação foi apresentada após Bolsonaro tratar com hostilidade jornalistas brasileiros durante a viagem a Roma, na Itália. Seguranças que estavam perto do presidente agrediram quem tentou fazer perguntas. Entre eles, o repórter Leonardo Monteiro, da TV Globo. O ministro Dias Toffoli enviou a ação para ser julgada pelo plenário do STF”, continuou a apresentadora.

A Advocacia-Geral da União já se manifestou no processo e defendeu a rejeição da ação por questões processuais. O governo afirma que não é possível atribuir a autoridades episódios de hostilidade ou intimidações contra a imprensa. O governo diz ainda que a postura crítica de Bolsonaro à imprensa não ultrapassa os limites da liberdade de expressão. O STF ainda aguarda parecer da Procuradoria-Geral da República. O julgamento da ação ainda não tem data para ocorrer“, disse Poliana.

As agressões deste domingo mostram que já passou da hora de a Procuradoria-Geral da República dar o seu parecer na ação que corre no Supremo, tendo como relator o ministro Dias Toffoli. A imprensa cumpre um direito escrito na Constituição, e deve ter a sua segurança garantida“, voltou a falar Maju.

Que completou: “As cenas bárbaras de hoje e aquelas ocorridas na Itália no dia 31 de outubro ensejam duas constatações. Se os seguranças agem por conta própria, a presidência deve ser responsabilizada por omissão. Se agem seguindo ordens superiores, a presidência deve ser responsabilizada por atentar contra a liberdade de imprensa e fomentar a violência contra jornalistas“.

Além disso, é escandalosa a atitude da presidência de deixar jornalistas à própria sorte em meio a apoiadores fanáticos, que são insuflados quase diariamente pelo próprio presidente em sua retórica contra o trabalho da imprensa. Frente aos evidentes e graves riscos enfrentados por repórteres de todos os veículos, é urgente que o Judiciário se pronuncie”, pontuou Poliana.

A Globo repudia as agressões aos repórteres Camila Marinho e Cleriston Santana, da TV Bahia, e aos repórteres Xico Lopes e Dario Cerqueira, da TV Aratu, e se solidariza com eles”, concluiu a jornalista.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade