caos

Poliana Abritta lê no Fantástico editorial da Globo que repudia manifestações golpistas em Brasília: “Absoluto caos”

Apoiadores de Jair Bolsonaro invadiram as sedes dos Três Poderes

Publicado em 08/01/2023

A Globo repudiu os apoiadores de Jair Bolsonaro que invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do STF (Supremo Tribunal Federal) em protesto contra a posse de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente. Na abertura do Fantástico, Poliana Abritta leu um editorial sobre o ocorrido.

Neste domingo, 8 de janeiro de 2023, a democracia constitucional do Brasil se viu sob ataque, e de uma forma inédita na nossa história”, iniciou a jornalista, que classificou os atos na capital como “ataque terrorista de apoiadores golpistas do ex-presidente Jair Bolsonaro”.

Ela lembrou que o ato foi organizado nas redes sociais. “O objetivo desses golpistas era gerar uma situação de absoluto caos que levasse a uma intervenção militar, num desrespeito flagrante à Constituição, aos três poderes da República e ao processo eleitoral”, disse ela, que citou a eleição “legítima” de Lula.

A apresentadora do Fantástico também falou que os atos foram financiados por por pessoas que garantiram transporte e acomodação aos criminosos, mas as autoridades não agiram para prevenir o ataque. Também citou as acusações contra Anderson Torres, ex-ministro da Justiça, e Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal.

“A democracia brasileira foi testada mais uma vez, gente, mas venceu, graças à união dos três poderes da República e das instituições. Os que perpetram esse ato e seus mentores entram hoje para a história na galeria da desonra“, completou a jornalista.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade