VEM AÍ!

GloboNews exibe documentário inédito sobre as 24 horas do dia 8 de janeiro de 2023

Filme traz imagens exclusivas do presidente Lula e do encontro entre ministros e militares durante as negociações

Publicado em 04/01/2024

Há um ano o Brasil sofria um dos maiores ataques à nossa democracia, quando uma multidão de vândalos invadiu e depredou as sedes dos Três Poderes em Brasília. O que aconteceu naquelas 24 horas do dia 8 de janeiro de 2023? Como as autoridades se articularam para dar uma resposta diante dos ataques às instituições? Quais decisões foram tomadas para garantir a democracia? Todo esse bastidor será contado no documentário 8/1 – A democracia resiste, que estreia na GloboNews no dia 7 de janeiro, às 23h30. Conduzido pela jornalista Julia Duailibi, o longa reconstitui hora a hora os momentos cruciais desse dia histórico e as tomadas de decisão que garantiram nossa democracia.  

“O ineditismo gira em torno de dois polos que conduzem nossa narrativa: a sala de situação de Lula em Araraquara para definir a resposta e um encontro tarde da noite entre ministros civis com o comandante do Exército. Aquilo foi muito tenso. E, por pouco, aquela negociação, feita para esvaziar o acampamento dos manifestantes na frente do QG do Exército, não degringolou”, conta Julia. O filme mostra também uma imagem exclusiva do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, conversando com o então ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Gonçalves Dias, sobre os ataques que aconteciam naquele exato momento.   

O documentário traz ainda imagens inéditas da destruição provocada pelos golpistas e depoimentos exclusivos. Durante seis meses, a equipe da GloboNews ouviu personagens que viveram os momentos de tensão daquele domingo e entrevistou autoridades como o presidente Lula; o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre Moraes; os ministros da Justiça, Flávio Dino, da Defesa, José Múcio Monteiro, da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; o vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo; o interventor do Distrito Federal, Ricardo Capelli; e o prefeito de Araraquara, Edinho Silva; além de integrantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da segurança do Senado e das forças de segurança do Distrito Federal. A produção também conversou com militares, que não quiseram gravar entrevista.    

A equipe também refez alguns caminhos com os agentes de segurança que participaram da contenção dos atos golpistas no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal (SFT).   

8/1 – A democracia resiste é um filme de Julia Duailibi e Rafael Norton, que também dividem direção e roteiro; e tem produção de Jéssica Valença, Henrique Picarelli, Carolline Leite e Bárbara Carvalho.  

O documentário 8/1 – A democracia resiste estreia na GloboNews no dia 7 de janeiro, às 23h30, e será reexibido na segunda-feira, dia 8, às 21h. Ele também ficará disponível no Globoplay para todos os assinantes da plataforma, e não só para os assinantes Globoplay + Canais. 

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade