Com Leandro Karnal

CNN Brasil exibe especial dos 20 anos do 11 de setembro

CNN Nosso Mundo vai ao ar a partir de 22h30

Publicado em 09/09/2021

No sábado (11), completa-se 20 anos da série de ataques contra os Estados Unidos coordenados pela organização fundamentalista islâmica al-Qaeda em 2001. O CNN Nosso Mundo de sexta-feira (10) leva ao ar um especial sobre o tema. 

O programa entrevista o historiador, professor e escritor Leandro Karnal. Aquela cena, do segundo avião batendo na Torre, que foi filmada, essa cena começou a ser repetida e aí você perde uma referência, você perde algo que existia”, pontua ele.

A partir deste momento, o nosso mundo foi deslocado e não é mais o mesmo. Porque as torres caíram e, com elas, uma época. Mas não o fim do capitalismo, mas o fim da ideia de paz, de prosperidade ou de uma harmonia liberal. Isto continua no debate até hoje, mas o 11 de setembro é uma referência”, acrescenta Leandro Karnal.

O atentado resultou em três mil mortes. Uma das consequências diretas foi o envio de tropas americanas ao Afeganistão. Agora, 20 anos depois, as tropas deixam o país que, mais uma vez, está sob o comando do Talibã. Isso também é abordado na atração, que vai ao ar a partir de 22h30 na CNN Brasil.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade