Forte

Autor de O Rei do Gado explica fim triste e cruel de personagem: “Era a única saída honesta”

Benedito Ruy Barbosa falou em livre sobre a situação

Publicado em 26/05/2023

Em O Rei do Gado, novela das 21h de Benedito Ruy Barbosa que está na reta final da sua reprise em Vale a Pena Ver de Novo, o senador Caxias (Carlos Vereza) morre baleado durante um enfrentamento entre os sem-terra e os fazendeiros.

Antes de falecer, o político chega a dizer para Regino (Jackson Antunes) não desistir da batalhar pela Reforma Agrária e por melhorias na utilização das terras. Depois, o marido de Jacira (Ana Beatriz Nogueira) também é morto por jagunços de um fazendeiro após uma grande conquista dos companheiros de luta.

Em entrevista ao livro Autores: Histórias da Teledramaturgia, publicado em 2008 pela editora Globo, Benedito falou sobre a decisão de matar Caxias no folhetim. “Ele terminou assassinado porque era a única saída honesta que tinha”, apontou o novelista.

“Essa foi a única novela minha que saiu das páginas dos cadernos de cultura para os de política e economia, porque discutia várias dessas decisões, como os juros cobrados pelos bancos. E o senador era um personagem querido, porque não roubava. O Rei do Gado rendeu muitas teses de doutorado”, destacou Ruy Barbosa.

Veja:

Senador Caxias (Carlos Vereza) em O Rei do Gado
Senador Caxias (Carlos Vereza) em O Rei do Gado

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade