Sob Pressão faz oportuno retorno com episódios sobre a pandemia

Série acerta ao colocar seus protagonistas em mais uma situação crítica

Publicado há 21 dias
Por André Santana
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Sob Pressão, uma das melhores séries nacionais de todos os tempos, ganhou uma oportuna edição especial em dois episódios. Sob Pressão – Plantão Covid coloca os consagrados personagens do seriado de Andrucha Waddington diante de uma realidade ainda presente na vida dos brasileiros, e de maneira inteligente e muito necessária.

Um dos principais trunfos da série protagonizada pelos médicos Evandro (Julio Andrade) e Carolina (Marjorie Estiano) é o seu profundo compromisso com a realidade. Desde a primeira temporada, houve a preocupação em se construir enredos impactantes, tendo como pano de fundo a complicada questão da saúde pública brasileira.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Neste contexto, Sob Pressão já mostrou hospitais sucateados, profissionais de saúde pouco valorizados, a corrupção que compromete a qualidade do serviço, e até mesmo propôs reflexões sobre o contexto social e econômico do Brasil. Ao mesmo tempo, defende um serviço de saúde pública, com a democratização dos acessos aos hospitais. Ou seja, é uma série de forte bandeira política.

Sendo assim, nada mais natural que ela fosse colocada no contexto da pandemia da covid-19. A maneira pouco organizada com que o país lidou com a grave crise sanitária global afetou toda a população. E os profissionais de saúde se viram na linha de frente, muitas vezes sem qualquer garantia de segurança. Ou seja, o atual contexto da pandemia rende novos e importantes dramas à série.

Retorno

A “microtemporada” de Sob Pressão serve, também, para que o espectador reencontre Evandro, Carolina e seus parceiros de trabalho, tendo em vista que a temporada anterior foi ao ar no primeiro semestre de 2019. Inicialmente, a série deveria acabar no terceiro ano. Mas ganhou uma sobrevida, com uma nova temporada prevista para o ano que vem. Os dois episódios de Plantão Covid, portanto, servem para que o público se reconecte à história.

É interessante notar, nesta nova leva, que Evandro e Carolina seguem fiéis aos princípios que os movem desde a primeira temporada. Mas, desta vez, dentro da tensão que uma doença tão contagiosa e, ao mesmo tempo, tão desconhecida, causa. Vê-los atuando num hospital de campanha e lidando com o caos imposto é impactante, mas faz todo o sentido.

Além de servir ao drama dos personagens, Sob Pressão continua jogando luz sobre os assuntos urgentes. Desta vez, é justamente a falta de uma ação coordenada no combate à doença é colocada em discussão. A série envolve, ao mesmo tempo em que coloca o dedo na ferida. E, justamente por isso, esta volta foi tão necessária.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais