Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Coronavírus

Série documental estreia no Globoplay sobre fake news e drama em hospitais na pandemia de Covid

Retratos de uma Pandemia reúne dois anos de filmagens em centros médicos administrados pelo Albert Einstein

Publicado em 04/08/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Nesta quinta-feira (4), chega ao Globoplay um novo documentário sobre os bastidores do combate ao coronavírus. A série Retratos de uma Pandemia, com cinco episódios de 30 minutos cada, acompanha o avanço da doença no país, da identificação do primeiro diagnóstico de Covid-19 à explosão de casos e mortes que transformou o Brasil em um campo de batalha contra um inimigo desconhecido.

Durante dois anos, com mais de 70 diárias de gravações, profissionais registraram todas as fases da crise sanitária em centros médicos públicos e privados administrados pelo Hospital Israelita Albert Einstein, responsável pela identificação do vírus. O primeiro caso no Brasil e na América Latina foi descoberto em 25 de fevereiro de 2020. Até esta quinta, o país contabiliza mais de 679 mil óbitos.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

“Esse projeto é relevante e inédito. Temos um ponto de vista privilegiado de entender como tudo se passou dentro de hospitais de referência nos sistemas público e privado. Ele tem o caráter de reflexão, de discussão, do ponto de vista da ciência, do trabalho dos profissionais da saúde, das sequelas emocionais e psicológicas dessas pessoas”, comenta Eduardo Rajabally, supervisor artístico e de conteúdo da produção documental.

As equipes de filmagem percorreram Hospital Municipal M’Boi Mirim – Dr. Moysés Deutsch, o Hospital Municipal Vila Santa Catarina – Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho, a UPA (unidade de pronto atendimento) Campo Limpo e o hospital municipal de campanha montado no estádio do Pacaembu, em São Paulo, além das unidades Einstein do Morumbi, também na capital paulista, e em Goiânia.

Oxigênio, pacientes intubados, profissionais de saúde receosos, distanciamento de entes queridos, fake news, saúde mental em declínio, sofrimento, morte, cuidado, esperança, humanização, ciência, vacinas, novas variantes e três grandes ondas de Covid. Em meio à tragédia, a série destaca exemplos de força e superação diante de uma realidade de medo e incerteza.

A médica Carmen Barbas, pneumologista no Einstein e referência mundial em ventilação mecânica, preparou a equipe do hospital para cuidar de pacientes graves infectados com o coronavírus, mas acabou contaminada e ficou em estado grave. Foi intubada e esteve sob ventilação mecânica, assistida pelos colegas de trabalho que havia treinado.

Técnico de enfermagem do Hospital Municipal M’Boi Mirim – Dr. Moysés Deutsch, Ronaldo Arrogo também teve que ser intubado pelos colegas com quem trabalhava na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A torcida por sua recuperação mobilizou todo o centro médico.

Um dos episódios de Retratos de uma Pandemia tem como foco outro desafio do período pandêmico: a propagação de desinformação. No documentário, o tema foi discutido sob a ótica de cientistas e jornalistas que ajudaram a combater as fake news.

A série reúne 140 entrevistas com médicos, profissionais de enfermagem e outros trabalhadores da saúde, acadêmicos, executivos, intelectuais, gestores e pacientes infectados pelo coronavírus. Conta com a participação de pessoas cujo trabalho fez a diferença na pandemia, como a pneumologista e pesquisadora da Fiocruz Margareth Dalcolmo, o médico sanitarista e professor da Faculdade de Saúde Pública da USP Gonzalo Vecina, a imunologista Ester Sabino (que coordenou o primeiro sequenciamento genético do novo coronavírus no Brasil) e a infectologista Sue Ann Clemens (que liderou testes de vacinas contra a Covid). A filósofa Viviane Mosé, o presidente da Cufa (Central Única das Favelas), Preto Zezé, e a empresária Luiza Helena Trajano foram ouvidos sobre vulnerabilidade social e a dimensão humana da crise.

Disponível no Globoplay para não-assinantes, Retratos de uma Pandemia: na linha de frente do combate à Covid-19 é uma obra independente com realização do Einstein e coprodução Vbrand e Cinegroup. Assista ao trailer abaixo:

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade