Filmes e séries

NOVA TEMPORADA

JÁ DISPONÍVEL

Às sete

Fuzuê ainda tem salvação? Globo aciona autor veterano para ajudar nos rumos da novela

Ricardo Linhares, com toda sua experiência, foi convocado para ajudar Gustavo Reiz a alinhar a trama

Publicado em 18/10/2023

Será possível salvar um projeto que não está caminhando conforme as expectativas do público? Ricardo Linhares passou a responder pela supervisão de texto de Fuzuê e com toda sua experiência, irá pelo menos tentar ajudar Gustavo Reiz a alinhar a história e quem sabe reverter os números baixos de audiência do folhetim.

A Globo aumentou o foco para a novela das sete, que vem mostrando índice abaixo do esperado para tramas nesta faixa. Segundo a colunista Anna Luiza Santiago, do jornal O Globo, Linhares irá fazer a supervisão de texto, função esta em que vem atuando desde 2012 na emissora.

Acontecimentos antecipados

Que seria um grande desafio substituir Vai na Fé, isso não é uma novidade. No entanto, a caça ao tesouro proposta por Gustavo Reiz, deixou o público confuso e até desanimado em acompanhar a trama. Nem mesmo a chegada da tão falada Maria Navalha (Olivia Araújo) foi capaz de movimentar a história e animar as pessoas.

A prova disso é a estratégia da emissora em relançar a novela, visando a um novo convite, uma nova chance para a história. A ideia de relançamento surgiu após o grupo de discussão da novela demonstrar curiosidade pela personagem Maria Navalha, querendo saber mais sobre ela, principalmente após a sua entrada de fato na trama.

Algumas mudanças foram pensadas antes mesmo da chegada de Ricardo Linhares para a supervisão de texto. Uma delas é a antecipação em desvendar os mistérios do tesouro, algo que estava previsto para acontecer somente no capítulo 100, mas as cenas foram aceleradas para duas semanas antes do calculado.

A história de Gustavo Reiz ainda tem trunfos a serem inseridos na trama e quem sabe pode surpreender. Tudo dependerá da maneira como serão colocados e apresentados ao público.

Experiência na missão

Ricardo Linhares está na Globo desde 1983. Como autor escreveu as novelas Meu Bem Querer (1998), Agora É Que São Elas (2003) e Saramandaia (2013). Foi colaborador em O Outro (1987), Fera Radical (1988), O Dono do Mundo (1991) e Celebridade (2003).

Linhares também foi coautor em Tieta (1989), Lua Cheia de Amor (1990), Pedra Sobre Pedra (1992), Fera Ferida (1993), A Indomada (1997), Porto dos Milagres (2001), Paraíso Tropical (2007), Insensato Coração (2011) e Babilônia (2015). Boa parte desses projetos tem em comum a sua parceria com os autores Aguinaldo Silva e Gilberto Braga.

Em supervisão de texto, o autor tem experiência nos projetos Malhação (1995), Cheias de Charme (2012), Rock Story (2016), Deus Salve o Rei (2018) e Amor de Mãe (2019), novelas essas que tiveram seus autores estreando. Além desses, também supervisionou A Lei do Amor (2016), dos veteranos Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari.

Ricardo Linhares, junto de Maria Helena Nascimento, possui uma sinopse nomeada O Grande Golpe, que segue engavetada e sem nenhum sinal de que possa entrar em pré-produção até o momento.

© 2023 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade