In Memoriam

José Wilker, Chica Xavier, Luís Carlos Arutin, Regina Dourado, Leila Lopes: que atores da primeira versão de Renascer já morreram?

Releitura do clássico de Benedito Ruy Barbosa estreia nesta segunda-feira (22) no horário nobre da TV Globo

Publicado em 22/01/2024

Nesta segunda-feira (22), a TV Globo substitui Terra e Paixão em seu horário nobre por uma nova versão de Renascer. Sucesso de Benedito Ruy Barbosa exibido em 1993, agora adaptado por Bruno Luperi, o projeto marcou época e contou com grandes nomes em seu elenco, liderado por Antonio Fagundes, Marcos Palmeira e Adriana Esteves.

Veja também:

    Palmeira volta à carga nesta segunda versão; antes João Pedro, o filho caçula e rejeitado pelo Coronel José Inocêncio (Fagundes), agora o ator vive o outro lado da trama, no papel do fazendeiro. O In Memoriam relembra artistas que estiveram na Renascer dos anos 1990 e infelizmente não estão mais entre nós.

    José Wilker

    José Wilker era Marcelo em A Próxima Vítima (Divulgação)
    José Wilker era Marcelo em A Próxima Vítima Divulgação

    Em 2014, aos 67 anos, José Wilker faleceu após sofrer um infarto enquanto dormia. Seu papel em Renascer aparece apenas nos primeiros capítulos, mas é muito marcante: o Coronel Belarmino, inimigo de José Inocêncio (Leonardo Vieira). Gabriela, Anjo Mau, Roque Santeiro, O Salvador da Pátria, Anos Dourados, Fera Ferida, A Próxima Vítima, Senhora do Destino e JK foram alguns de seus momentos na TV.

    Chica Xavier

    Chica Xavier
    Chica Xavier ReproduçãoInstagram

    Aos 88 anos, Chica Xavier faleceu em 2020, de câncer de pulmão. Em Renascer ela viveu Inácia, querida e respeitada por todos da família de José Inocêncio. Os Ossos do Barão, O Grito, Dancin’ Days, Coração Alado, Amor Com Amor se Paga, Tenda dos Milagres, Sinhá-Moça, Fera Radical, Força de Um Desejo e A Lua me Disse foram alguns dos projetos que contaram com o talento de Chica em sua longa carreira.

    Luís Carlos Arutin

    Luís Carlos Arutin Reprodução

    Em 1996, aos 62 anos, Luís Carlos Arutin morreu num incêndio no apartamento em que morava, no Rio de Janeiro. O intérprete do “turco” Rachid em Renascer também marcou presença em A Deusa Vencida, Os Imigrantes, Champagne, A Gata Comeu, Sinhá-Moça, Corpo Santo, Vida Nova, Top Model e O Grande Pai, entre outros trabalhos.

    Regina Dourado

    A atriz Regina Dourado em Tropicaliente (Reprodução/Globo)
    A atriz Regina Dourado em Tropicaliente ReproduçãoGlobo

    Câncer de mama foi a causa da morte de Regina Dourado, aos 60 anos, em 2012. Pai Herói, Cavalo Amarelo, Rosa Baiana, Lampião e Maria Bonita, Pão-pão, Beijo-beijo, O Pagador de Promessas, Tropicaliente, Explode Coração, Anjo Mau e Esperança foram outros momentos de destaque na carreira da atriz, que em Renascer foi Morena, mulher de Deocleciano (Roberto Bomfim).

    Nelson Xavier

    Nelson Xavier como Pedro Archanjo em Tenda dos Milagres (Divulgação/Memória Globo)
    Nelson Xavier como Pedro Archanjo em Tenda dos Milagres DivulgaçãoMemória Globo

    Em Renascer, Nelson Xavier viveu o comerciante Norberto. O artista faleceu de insuficiência respiratória em 2017, aos 75 anos, depois de sofrer de câncer de pulmão. Na TV, outros trabalhos de destaque em sua carreira foram Lampião e Maria Bonita, Tenda dos Milagres, O Pagador de Promessas, A História de Ana Raio e Zé Trovão, Pedra Sobre Pedra e Senhora do Destino.

    Jofre Soares

    Padre Santo, vivido por Chico Diaz, foi papel do ator Jofre Soares
    Padre Santo vivido por Chico Diaz foi papel do ator Jofre Soares

    Intérprete do Padre Santo, Jofre Soares morreu de leucemia aos 77 anos, em 1996. Fora diversos trabalhos no cinema, entre os quais Chuvas de Verão, e produções televisivas como Beto Rockfeller, Paraíso, Transas e Caretas, Jerônimo, O Pagador de Promessas e As Pupilas do Senhor Reitor.

    Leila Lopes

    Leila Lopes (Reprodução)
    Leila Lopes Reprodução

    Em Renascer, Leila Lopes interpretou a “professorinha” Lu, depois de ter feito papéis pequenos em O Guarani e Despedida de Solteiro. Tropicaliente, O Rei do Gado e Marcas da Paixão, além de uma participação na versão argentina de Chiquititas, foram outros trabalhos da atriz, que suicidou-se em 2009, aos 50 anos.

    Gésio Amadeu

    O ator Gésio Amadeu (Reprodução)
    O ator Gésio Amadeu Reprodução

    Em 2020, aos 73 anos, Gésio Amadeu foi uma das centenas de milhares de vítimas da covid-19. Foi o Jupará em Renascer, na primeira fase, e marcou em diversos outros trabalhos, entre os quais as duas versões de Sinhá-Moça, a de Chiquititas feita nos anos 1990, Terra Nostra e Os Imigrantes.

    Grande Otelo

    Ruth de Souza e Grande Otelo como Balbina e Justo em Sinhá Moça ReproduçãoGlobo

    Aos 78 anos, Grande Otelo faleceu no fim de 1993, pouco depois de fazer uma participação especial em Renascer como Francisco, pai de Ritinha (Isabel Fillardis). Figura célebre do cinema brasileiro, Otelo pôde ser visto na TV em trabalhos como Bandeira 2, Uma Rosa Com Amor, Feijão Maravilha e Escolinha do Professor Raimundo. Sofreu um infarto quando viajava para a França, a fim de ser homenageado.

    Cecil Thiré

    Adalberto (Cecil Thiré), de A Próxima Vítima, na Globo
    Adalberto Cecil Thiré de A Próxima Vítima na Globo Reprodução

    O Delegado Olavo de Renascer teve uma rica trajetória na televisão, no teatro e no cinema. Em 2020, aos 77 anos, o artista presente em Escalada, Duas Vidas, Sol de Verão, Roda de Fogo, Top Model, A Próxima Vítima, Zazá e Cidadão Brasileiro, além de ter dirigido o Viva o Gordo e as novelas Sassaricando e Araponga, faleceu em decorrência de males de saúde surgidos do mal de Parkinson.

    © 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
    Site parceiro UOL
    Publicidade