Saudade

Quais atores da primeira versão da novela Renascer (1993) já morreram?

Muitos artistas que participaram da trama original não estão mais entre nós

Publicado em 08/01/2024

Renascer é uma novela inesquecível que marcou época em 1993. A trama fez tanto sucesso que ganhou um remake agora em 2024. Trinta anos após a versão original, alguns atores já morreram.

Dez artistas que participaram da obra de Benedito Ruy Barbosa não estão mais entre nós, começando por Regina Dourado (em destaque na foto). A intérprete de Morena faleceu em 2012, aos 59 anos, devido a um câncer de mama.

Amiga de Morena, a professora Lu também nos deixou precocemente. Leila Lopes, intérprete da personagem, faleceu em 2009, aos 50 anos, por uma causa muito triste.

José Wilker, o coronel Belarmino na primeira fase de Renascer, morreu em abril de 2014, com apenas 67 anos, após um infarto. Já Nelson Xavier, o senhor Norberto, faleceu em 2017, aos 75 anos, vítima de um câncer de pulmão.

José Wilker | Morreu aos 64 anos em 2014 Divulgação

Quem também morreu devido a um câncer de pulmão foi Chica Xavier, intérprete da inesquecível Inácia. Ela se foi em 2020, aos 88 anos. No mesmo ano, Gésio Amadeu, o Jupará, morreu vítima de complicações do coronavírus, aos 73 anos de idade; e Cecil Thiré, o delegado Olavo, por Mal de Parkinson.

Intérprete do Padre Santo, Jofre Soares é outro ator da versão original de Renascer que não está mais entre nós. Ele morreu três anos após a novela, aos 78 anos, após descobrir uma leucemia. Já Luís Carlos Arutin, o turco Rachid, também faleceu no mesmo ano, por asfixia devido à fumaça de um incêndio.

Outro grande ator que participou da trama e morreu é Grande Otelo. Na obra, ele viveu o pai de Ritinha (Isabel Fillardis), seu Francisco, que aparece no casamento da moça com Damião (Jackson Antunes). O aclamado artista se foi no mesmo ano da novela, em 1993, aos 78 anos, após um infarto fulminante.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade