Nova atração da Globo, The Masked Singer é tendência mundial em televisão

Em tempos de pandemia, programa foi um dos mais procurados por emissoras no mundo

Publicado em 2/6/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

The Masked Singer (ou “O Cantor Mascarado”, em tradução livre), atração musical que a TV Globo acaba de anunciar, vem passando como um trator nos países onde é exibido, tamanho seu sucesso. Por aqui, o formato chegou via produtora Endemol Shine Brasil (a mesma detentora do formato do BBB), em parceria com a gravadora Universal Music e com a Iessi Music. A apresentação será de Ivete Sangalo, com estreia prevista 10 de agosto.

O programa surgiu na Coreia do Sul em 2019 como King of Mask Singer, mas explodiu ao ser distribuído para outros países. Chegou à Inglaterra em 2020, onde virou um caso de sucesso da emissora ITV. Daí para o mundo foi um pulo, já que desde o ano passado a maioria das redes saiu em busca de entretenimento em sua grade para aliviar a dura realidade da pandemia.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

No MIPTV, mercado internacional de televisão que aconteceu em abril em versão virtual, o The Masked Singer foi apontado como uma das principais tendências de programação para tempos de escassez de séries de ficção devido às dificuldades de produção.

Por se tratar de um conteúdo leve, foi considerado apropriado para todas as faixas etárias e adequado a este período de pandemia que todo o mundo está vivendo. No programa musical, os concorrentes famosos se apresentam de forma anônima, fantasiados.

Na segunda temporada do programa na ITV, em fevereiro deste ano, a vencedora da versão do The Masked Singer do Reino Unido apareceu na final fantasiada de salsicha. Ela era ninguém menos que a cantora cool Joss Stone.  

Interrupções

A influência da covid-19 na paralisação da produção audiovisual foi em escala mundial em 2020. No Brasil, houve – e ainda há – interrupção na gravação de séries, novelas, programas de auditório e filmagens.

No exterior, os formatos em reality shows têm sido muito mais procurados nestes tempos. Por exemplo, o canal Lifetime dos Estados Unidos e o Channel 4 da Inglaterra compraram o formato australiano Married At First Sight (“Casamento à Primeira Vista”, em tradução livre).  

Nessa linha, há outros hits internacionais, como Lego Masters (“Mestres do Lego”, em tradução livre), também da Inglaterra, e que fez sucesso no canal Fox nos Estados Unidos. O Bake Off (no Brasil, exibido pelo SBT) também tem sido muito procurado por TVs de todo o mundo.

Além dos reality shows e dos novos formatos, documentário também vem sendo um gênero bastante procurado. Porém, as dificuldades de viagens para filmagens e gravações afetaram muito a realização nesta área, prejudicando principalmente a produção de documentários sobre natureza.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio