Um comercial que “reviveu” Chaves por meio de “deepfake” (tecnologia que copia vozes e rostos) incomodou o ator Edgar Vivar, o Sr. Barriga da série mexicana. Na peça publicitária, o comediante Eugenio Derbez interage com o personagem criado por Roberto Gómez Bolaños (1929-2014) para divulgar uma nova plataforma de streaming para o mercado hispânico.
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Ironicamente, Chaves não está no catálogo da empresa que usou o menino órfão que se esconde no barril como “garoto-propaganda”, mas a publicidade foi realizada em parceria com o Grupo Chespirito, administrado pelo filho de Bolaños, que detém os direitos artísticos do comediante.
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“Surrealismo foi inventado no México”, ironizou o intérprete de Sr. Barriga no Twitter, endossando uma crítica do Fórum Chaves, comunidade de fãs da série mais influente no Brasil. “Maior ironia usarem o Chaves pra anunciar um serviço de streaming… sem o Chaves. Nem parece que está há quase dois anos fora do ar”, escreveu o perfil de admiradores.
Chaves está fora do ar desde julho de 2020, quando expirou o acordo entre Roberto Gómez Bolaños e a rede mexicana Televisa para veiculação e comercialização. As obras de Chespirito foram exportadas para mais de 90 países, e aproximadamente 20 ainda mantinham-nas no ar. No Brasil, o SBT lançou a série em 1984. Em 2018, o Grupo Globo comprou Chaves e Chapolin para exibição no Multishow.
O editor Bruno Sartori, especialista em “deepfake”, já utilizou a ferramenta para melhorar a imagem de Chaves e publicou o resultado, ainda em caráter experimental, em sua rede social:
Assista ao comercial com Chaves “revivido” por meio da tecnologia “deepfake”:
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