Estranhou

Edgar Vivar, o Sr. Barriga, critica comercial que recriou Chaves com “deepfake”: “Surrealismo”

Personagem de Roberto Gómez Bolaños vira "garoto-propaganda" de plataforma de streaming

Publicado em 24/03/2022

Um comercial que “reviveu” Chaves por meio de “deepfake” (tecnologia que copia vozes e rostos) incomodou o ator Edgar Vivar, o Sr. Barriga da série mexicana. Na peça publicitária, o comediante Eugenio Derbez interage com o personagem criado por Roberto Gómez Bolaños (1929-2014) para divulgar uma nova plataforma de streaming para o mercado hispânico.

Ironicamente, Chaves não está no catálogo da empresa que usou o menino órfão que se esconde no barril como “garoto-propaganda”, mas a publicidade foi realizada em parceria com o Grupo Chespirito, administrado pelo filho de Bolaños, que detém os direitos artísticos do comediante.

LEIA MAIS TEXTOS DESTE COLUNISTA

Huck repete convidada de Gugu em quadro semelhante e leva dubladora de Chaves à Globo
Criador do tema de Chaves tem vídeo bloqueado pela Globo e cobrará por uso no Domingão
Gretchen explica aos apresentadores do Podpah quem foi Chacrinha: “Eu o comparo à Gkay”

“Surrealismo foi inventado no México”, ironizou o intérprete de Sr. Barriga no Twitter, endossando uma crítica do Fórum Chaves, comunidade de fãs da série mais influente no Brasil. “Maior ironia usarem o Chaves pra anunciar um serviço de streaming… sem o Chaves. Nem parece que está há quase dois anos fora do ar”, escreveu o perfil de admiradores.

Chaves está fora do ar desde julho de 2020, quando expirou o acordo entre Roberto Gómez Bolaños e a rede mexicana Televisa para veiculação e comercialização. As obras de Chespirito foram exportadas para mais de 90 países, e aproximadamente 20 ainda mantinham-nas no ar. No Brasil, o SBT lançou a série em 1984. Em 2018, o Grupo Globo comprou Chaves e Chapolin para exibição no Multishow.

O editor Bruno Sartori, especialista em “deepfake”, já utilizou a ferramenta para melhorar a imagem de Chaves e publicou o resultado, ainda em caráter experimental, em sua rede social:

Assista ao comercial com Chaves “revivido” por meio da tecnologia “deepfake”:

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade