Saiba quais são os autores campeões de novelas na TV brasileira

Mesmo com o aumento da duração das histórias com o tempo, escritores desenvolvem dezenas de projetos

Publicado há um mês
Por Fábio Costa
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Curiosidades da TV aborda nesta semana a quantidade de novelas por autor nos 57 anos de teledramaturgia diária, desde a estreia de 2-5499 Ocupado, na TV Excelsior, em 1963. Esse recorte ajuda em virtude da maior facilidade de encontrar registros sobre os programas de televisão a partir dessa época, ou mesmo partindo de um pouco depois.

Embora Janete Clair tenha escrito muitas novelas num relativamente curto espaço de tempo, e seja dela a segunda novela mais longa da TV Globo até hoje – Irmãos Coragem (1970/71) -, a autora não ficou no pódio dos novelistas brasileiros. Possivelmente, se tivesse vivido mais – faleceu em 1983, com apenas 58 anos -, Janete ficaria entre os campeões.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Tampouco Manoel Carlos, Gilberto Braga, Aguinaldo Silva ou Glória Perez, nomes bastante consagrados, figuram entre os autores de novela com mais trabalhos levados ao ar no gênero. Eles fazem parte de nossas vidas e a impressão é de que tenham escrito muito mais do que de fato escreveram.

Dos quatro novelistas abordados no vídeo do Observatório da TV nesta semana, três estão vivos, mas dois já anunciaram sua aposentadoria e um está afastado há alguns anos dos folhetins eletrônicos. Confira o programa de Curiosidades da TV desta quarta-feira!

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais