Reta final

Por que o jardineiro Bastião deixa de aparecer em O Sexo dos Anjos? Saiba o que aconteceu com o ator Lutero Luiz

Personagem sai de cena de repente, a poucas semanas do fim da história, que está no ar no Canal Viva

Publicado em 21/10/2023

Faltam 34 capítulos para o desfecho de O Sexo dos Anjos, de Ivani Ribeiro, no Canal Viva. Originalmente exibida entre o fim de setembro de 1989 e o começo de março de 1990, a novela foi cartaz da faixa das 18h da TV Globo e é uma nova versão de O Terceiro Pecado, obra desenvolvida pela autora em 1968 para a TV Excelsior.

Lutero Luiz deu vida ao humilde Bastião, jardineiro da casa da família Muniz havia cerca de 10 anos, que tinha muito respeito pela patroa, Leonor (Myriam Pérsia), e pelo falecido patrão, que todos cultuavam na casa, o deputado Teófilo Muniz (Daniel Filho), tido como figura exemplar.

Bastião era alvo da vergonha do filho único, Cássio (Rodolfo Bottino), que mentia sobre ser filho de um homem riquíssimo para esconder a condição do pai, que além de jardineiro também era pipoqueiro nas horas vagas.

Figura presente em títulos marcantes da nossa TV, como O Bem-amado (tanto a novela, de 1973, quanto a série, de 1980-1984), Escalada (1975), Pecado Capital (1975-1976), Roque Santeiro (tanto a versão censurada em 1975 quando a que foi ao ar, em 1985-1986) e O Salvador da Pátria (1989), Lutero Luiz infelizmente faleceu antes de concluir sua participação em O Sexo dos Anjos, e antes mesmo da saída da novela do ar.

O artista foi internado no Hospital da Beneficência Portuguesa, no bairro da Glória, região central do Rio de Janeiro, em 13 de fevereiro de 1990. Foi diagnosticado um câncer no fígado, mas nem houve a oportunidade de desenvolvimento de algum tratamento ou realização de alguma cirurgia, algo neste sentido: Lutero Luiz faleceu uma semana depois, às 7h de 20 de fevereiro de 1990. Tinha 59 anos.

Enquanto o ator não pôde comparecer às gravações, a ausência de Bastião em cena foi justificada de improviso, com desencontros e saídas inesperadas. O final da novela previa que Bastião ficasse rico, ao recuperar uma grande quantia em dinheiro que havia sido roubada pelo “honesto” Teófilo, depois de esclarecida a verdade sobre o falecido político. Mesmo sem a presença de Lutero, o final do personagem, que não morreu na história, foi mantido.

O último capítulo de O Sexo dos Anjos deve ir ao ar no Viva em 30 de novembro. Para a segunda-feira seguinte, 4 de dezembro, está prevista a estreia de Direito de Amar (1987). Baseada na radionovela A Noiva das Trevas, de Janete Clair, a história foi assinada por Walther Negrão, que a escreveu com Ana Maria Moretzsohn, Marilu Saldanha e Alcides Nogueira.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade