Há 40 anos, a Band exibia uma de suas novelas mais marcantes: Os Imigrantes

História aliou o enredo ficcional aos fatos históricos do século 20 no Brasil

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em 1979, a TV Bandeirantes decidiu partir para a briga com a TV Globo pela audiência do público de novelas e investiu pesado no gênero, chegando a ter três produções no ar simultaneamente, nos mesmos horários que a concorrente: faixas das 18h, 19h e 20h. Exibida entre 1981 e 1982, Os Imigrantes foi uma das mais marcantes novelas da emissora, ou mesmo a mais marcante de todas.

Benedito Ruy Barbosa deixou a Globo, na qual trabalhou durante a década de 1970, e na Bandeirantes produziu Pé-de-vento (1980), sobre o atleta brasileiro e as dificuldades dos aposentados. Logo em seguida recebeu o aval da casa para a cara história a ser contada em várias fases, iniciada em 1891, com a chegada de três rapazes estrangeiros ao Brasil, todos de nome Antonio.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Antonio De Salvio, o italiano (Herson Capri/Rubens de Falco); Antonio Hernández, o espanhol (Zemanuel Piñero/Altair Lima); Antonio Pereira, o português (David Arcanjo/Othon Bastos): como tantos outros, eles vêm da Europa para fazer a vida no Brasil, uma terra nova e desconhecida.

Ao não se adaptarem à vida no campo e desejarem outros empregos, Pereira e Hernández vão embora da fazenda de café de Décio Coutinho (Rolando Boldrin), para onde os três rumaram ao desembarcar em Santos. Somente De Salvio fica e acaba conquistando o amor de Isabel (Lúcia Veríssimo/Maria Estela), a bela filha do fazendeiro.

Outra bela filha, Biá (Solange Couto/Chica Xavier), bastarda, também tem o coração conquistado por um dos Antonios, no caso, o português. Mas Pereira vai embora sem saber que Biá espera um filho seu, ao qual ela dá o nome de José Antonio (Arlindo Barreto).

Os anos vão passando e a narrativa acompanha as dificuldades e vitórias dos imigrantes, com o desenvolvimento de suas famílias, as complicações nos negócios e os conflitos amorosos, tudo alinhavado com a História do Brasil no século 20.

Nesta semana, o TBT da TV do Observatório da TV relembra a novela Os Imigrantes, audaciosa empreitada da Bandeirantes em teledramaturgia que completou 40 anos de sua estreia em 27 de abril. Confira o vídeo!

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio