Curiosidades da TV

Escrava Isaura saiu do top 5: Saiba quais são as novelas campeãs de vendas da Globo atualmente

Novela de 1976 com Lucélia Santos e Edwin Luisi foi a líder do ranking por quase 20 anos

Publicado em 23/12/2020

As novelas brasileiras são transmitidas em diversos países de todo o mundo. Dubladas em vários idiomas, além das nações de língua portuguesa como o Brasil, nossas histórias em capítulos emocionam e divertem telespectadores nos lugares mais distintos.

Entre o final dos anos 1960 e começo dos 1970, além de importar originais argentinos e cubanos o Brasil passou a exportar textos de seus autores também. Dessa época, Nino, o Italianinho (TV Tupi, 1969/70), de Geraldo Vietri e Walther Negrão, e Irmãos Coragem (1970/71), de Janete Clair, foram alguns dos folhetins exportados.

Mas foi O Bem-amado (1973), de Dias Gomes, nossa primeira novela colorida, a primeira a ser exportada em sua versão original em vídeo, já pronta, e não apenas seus roteiros para produção no exterior. Escrava Isaura (1976/77), de Gilberto Braga com base em Bernardo Guimarães, durante cerca de 20 anos foi a campeã de vendas internacionais da Globo.

Em 1977, Gabriela (1975), de Walter George Durst a partir de Jorge Amado, foi a primeira novela brasileira a ser exibida em Portugal. Hoje, as produções da TV Globo no gênero já atingem mais de 170 países. Curiosidades da TV fala nesta semana sobre as atuais campeãs de vendas entre as novelas da Globo. Confira o vídeo!

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade