Os 50 anos de um clássico absoluto da teledramaturgia brasileira, Irmãos Coragem

A carreira de Tarcísio Meira, Cláudio Marzo e Cláudio Cavalcanti foi marcada pelos papéis centrais da novela

Publicado há um mês
Por Fábio Costa
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

“Manhã despontando lá fora/Manhã, já é sol, já é hora/E os campos se abrindo em flor/Que é preciso coragem/Que a vida é viagem, destino do amor…” Esses versos seguem na memória de muitos espectadores que acompanharam os 328 capítulos de Irmãos Coragem, de Janete Clair, um clássico absoluto da teledramaturgia brasileira.

Jair Rodrigues embalava a abertura dessa novela que, lançada em 8 de junho de 1970, poucas semanas depois já alcançava mais audiência do que a partida decisiva da Copa do Mundo de Futebol daquele ano, realizada no México. A receita de Janete unia o romance, básico das novelas, a faroeste, aventura, futebol e crítica política. Isso que a tachavam de alienada…

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Numa pequena cidade entre Goiás e Minas Gerais chamada Coroado, a família Coragem se estabelece com uma pequena propriedade e o trabalho na extração de pedras preciosas. João (Tarcísio Meira) é o filho mais velho de Sebastião (Antônio Victor) e Sinhana (Zilka Salaberry), rapaz honesto e justo, adepto da resolução de conflitos pelo diálogo.

Com ele trabalha um de seus irmãos, Jerônimo (Cláudio Cavalcanti), também bom rapaz, mas um pouco mais esquentado. O terceiro filho do casal é Eduardo, o Duda (Cláudio Marzo), que há alguns anos deixara Coroado em busca da realização de seu sonho: ser um grande jogador de futebol. Plenamente realizado, já que ele se torna ídolo do Flamengo.

Os casos de amor de João com Maria de Lara (Glória Menezes), moça de múltipla personalidade; de Jerônimo com a irmã de criação, a índia Potira (Lúcia Alves); e de Duda com a namoradinha de infância Ritinha (Regina Duarte) foram alinhavados pelos desmandos do Coronel Pedro Barros (Gilberto Martinho), pai de Lara.

Ele monopoliza o comércio de pedras na região e decide se vingar de João quando o jovem resolve vender um grande diamante que encontra a outro comprador. A atitude impacta profundamente a vida dos irmãos Coragem, papéis que marcaram a carreira dos três atores. Confira o vídeo do TBT da TV do Observatório da TV e viaje no tempo!

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio