Lista

Conheça a carreira de Imelda Staunton, nova protagonista de The Crown, sucesso da Netflix

Veja algumas indicações de produções do streaming com a atriz

Publicado em 10/11/2022

Temos fãs que aguardaram com muita ansiedade a nova temporada de The Crown, série de sucesso da Netflix. Com a morte da Rainha Elizabeth II (1926 – 2022) pouco mais de dois meses atrás, ficou um ar diferente para esta quinta temporada da popular série britânica que cobre alguns causos da monarquia.

Isso porque teríamos para estas duas últimas partes da produção situações mais recentes a respeito da Família Real, como por exemplo, a relação tumultuada entre os monarcas e a “rebelde” Diana, Princesa de Gales (1961-1997).

Quem assumiu o papel daquela que reinou por 70 anos e 214 dias, naquele que foi o mais longo reinado de qualquer monarca britânico e o segundo mais longo registrado de qualquer monarca de um país soberano, foi a talentosa e veterana Imelda Staunton, mundialmente famosa por interpretar a cruel Dolores Umbridge na saga de filmes Harry Potter.

Contudo, também existem algumas outras produções do streaming para aqueles mais curiosos sobre a carreira de Imelda Staunton. Vamos aproveitar um pouco para conhecer a trajetória e filmografia dela!

Imelda Staunton
Imelda Staunton no tapete vermelho

Biografia

Imelda Mary Philomena Bernadette Staunton (nascida em 9 de janeiro de 1956) é uma atriz e cantora inglesa. Depois de treinar na Royal Academy of Dramatic Art, Staunton começou sua carreira no teatro em 1976 e apareceu em várias produções dos palcos no Reino Unido.

Staunton se apresentou em uma variedade de peças e musicais em Londres ao longo de sua carreira, ganhando quatro prêmios Laurence Olivier; três de Melhor Atriz em um Musical por seus papéis nos musicais Into the WoodsSweeney Todd e Gypsy, e um de Melhor Performance em um Papel Coadjuvante em A Chorus of Disapproval e The Corn is Green. Suas outras aparições no palco, incluem: Ópera do MendigoO Mágico de OzTio VâniaGuys and DollsEntertaining Mr. Sloane e Good People.

No cinema, Staunton apareceu em vários papéis coadjuvantes, como na comédia Para o Resto de Nossas Vidas e na adaptação de William Shakespeare Muito Barulho por Nada de Kenneth Branagh; a adaptação de Razão e Sensibilidade de Ang Lee; e a comédia romântica Shakespeare Apaixonado.

Ela foi aclamada pela crítica por sua atuação no papel-título de O Segredo de Vera Drake de Mike Leigh, pelo qual ganhou o Prêmio BAFTA de Melhor Atriz e a Copa Volpi do Festival de Cinema de Veneza de Melhor Atriz, além de ser indicada para Melhor Atriz pelo OscarGlobo de Ouro e o SAG Awards. Mais tarde, ela ganharia um público mais amplo por sua interpretação como Dolores Umbridge na franquia cinematográfica Harry Potter.

Ela continuou com papéis coadjuvantes em Nanny McPhee – A Babá Encantada, e reuniu-se com Mike Leigh mais uma vez em Another Year, e mais recentemente, pode ser vista na continuação cinematográfica de Downton Abbey – O Filme.

Razão e Sensibilidade
Razão e Sensibilidade (1995)

Filmografia (produções do streaming)

NETFLIX

Razão e Sensibilidade (1995)

O drama de época segue as irmãs Dashwood – papéis de Emma Thompson e Kate Winslet – membros de uma rica família inglesa de aristocratas, que devem lidar com circunstâncias de miséria repentina. Elas são forçados a buscar segurança financeira através do casamento. Hugh Grant e Alan Rickman interpretam seus respectivos pretendentes.

Acertando o Passo
Acertando o Passo (2017)

AMAZON PRIME VIDEO

O Despertar (2011)

O longa-metragem de drama sobrenatural é estrelado por Rebecca Hall como uma escritora e caçadora de fantasmas que investiga a assombração de um internato para meninos na Inglaterra pós-Primeira Guerra Mundial.

Acertando o Passo (2017)

Quando “Lady” Sandra Abbott (Imelda Staunton) descobre que seu marido de 40 anos está tendo um caso com sua melhor amiga, ela busca refúgio em Londres com sua irmã mais velha, Bif (Celia Imrie). As duas não poderiam ser mais diferentes – Sandra é um peixe fora d’água ao lado de sua irmã franca e espírito livre. Mas diferente é exatamente o que Sandra precisa no momento, e ela relutantemente deixa Bif arrastá-la para uma aula de dança da comunidade, onde ela começa a se equilibrar novamente.

Malévola
Malévola (2014)

DISNEY+

Malévola (2014)

Vagamente inspirado no conto de fadas original de Charles Perrault, o filme é uma releitura live-action do filme de animação de Walt Disney de 1959, A Bela Adormecida, e retrata a história da perspectiva da antagonista homônima, retratando seu relacionamento conflitante com o rei e a princesa de um reino corrupto.

Harry Potter
Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007)

HBO MAX

Saga Harry Potter (2007 – 2010)

Imelda Staunton interpreta a terrível Dolores Umbridge nos filmes Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007) e Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1 (2010).

Lembrando que a quinta temporada de The Crown já se encontra disponível dentro do catálogo da Netflix.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade