Sem saída

Força de Um Desejo: Para salvar o irmão e evitar que Sobral revele o grande segredo, Inácio parte para o sacrifício e decide se casar com Alice

Mesmo sofrendo, Ester insiste para que o rapaz suba ao altar com a filha de Higino Ventura

Publicado em 30/01/2023

Depois de ouvir a confissão de Alice (Lavínia Vlasak) sobre o amor que sente por ele, Inácio (Fábio Assunção) fica ainda mais preocupado com a situação de Abelardo (Selton Mello), em Força de Um Desejo, trama reprisada atualmente pelo Canal Viva.

Muito além do irmão querer se casar com uma mulher que não o ama apenas para se vingar, Inácio e Sobral (Reginaldo Faria) estão atormentados porque sabem que Abelardo e Alice são irmão, afinal, o rapaz é fruto de uma traição de Helena (Sônia Braga) com Higino Ventura (Paulo Betti). Mas a baronesa, em seu leito de morte, fez os dois jurarem que nunca revelariam esse segredo a ninguém.

Sem achar uma saída, o Barão resolve engolir todo seu orgulho e contar a verdade para Higino, para evitar uma verdadeira tragédia, que um casamento entre irmãos aconteça. Sobral sai desarvorado e Ester (Malu Mader) conta para Inácio onde o pai foi.

O rapaz, sem poder dizer a verdade para a baronesa, se desespera e afirma para ela que os dois precisam se resolver. Inácio mais uma vez se declara para Ester e afirma estar disposto a ficar com ela, ainda que provoque um grande sofrimento em seu pai. A moça fica tentada, mas não tem coragem de provocar uma dor tão grande a Sobral.

Já sabendo que Alice ama Inácio, Ester o aconselha a se casar com a moça. O filho mais velho de Sobral fica em choque com a ideia da baronesa, mas reflete e começa a pensar que pode ser a única forma de evitar a união dos irmãos, sem revelar o segredo de Helena.

Enquanto isso, Sobral está na Morro Alto, prestes a revelar toda a verdade para Higino, quando Inácio entra, esbaforido e afirma que também deseja se casar com Alice. O fazendeiro crápula estranha a situação e acha graça. Já Abelardo, ao saber dos planos do irmão com a moça, fica completamente arrasado e sente-se traído pelo mano a quem tanto ama e admira.