JUSTIÇA

Sônia Abrão é processada por fake news; saiba mais

Atração divulgou que Gil Rodrigues seria o responsável por filmar jornalista global que furou a quarentena

Publicado em 21/05/2020

A jornalista Sônia Abrão, apresentadora do A Tarde É Sua, na RedeTV!, está sendo processada pelo fotógrafo Antonio Carlos Rodrigues Gil por divulgar uma fake news sobre ele.

Na ação, que corre no Juizado Especial Cível do Rio de Janeiro, o profissional alega que foi informado na atração que ele seria o responsável por perseguir e cobrar explicações do jornalista Marcelo Cosme, da GloboNews, que estava furando a quarentena para praticar atividades físicas no Rio de Janeiro, em abril..

A informação foi divulgada pelo jornalista Vinícius Andrade, do Notícias da TV, de Daniel Castro. Segundo a reportagem, além de Sônia, Gil também acionou a Justiça contra a RedeTV! e está exigindo uma indenização de R$ 41,8 mil por danos à imagem além de um pedido formal de desculpa durante dez minutos do programa.

Gil foi citado no vesperrtino nas edições de 7 e 8 de abril do A Tarde É Sua. “O Gil Rodrigues, que foi o paparazzo que fez essas imagens, já estava perseguindo o Marcelo há dois dias. Estava indo atrás e querendo fazer esse flagra, ok. Eu acho que é o trabalho do nosso colega, mas é a pior forma de fazer”, disse Felipeh Campos na ocasião.

Contudo, o responsável por gravar o jornalista da GloboNews no Rio de Janeiro foi, na realidade, Alexandre Monteiro, estando Gil em isolamento social,com sintomas de coronavírus na data.

O fotógrafo justificou, na ação, que a afirmação dos jornalistas lhe trouxe diversos problemas como um linchamento moral nas redes sociais. “Durante este período, lhe foram desferidas palavras de menosprezo e ofensas”, argumentou a defesa, ilustrando a afirmação com comentários da internet.

No dia 10 de abril, Felipeh Campos chergou a ler uma errata na atração corrigindo a informação de que Gil Rodrigues seria o fotógrafo do caso, após a AgNews, agência em que ele atua, solicitar a correção.

Eu tenho uma errata sobre a questão do paparazzo Gil Rodrigues, da AgNews. Na verdade, aquele vídeo que passa o Marcelo Cosme correndo na orla do Rio de Janeiro, me passaram a informação que seria o Gil Rodrigues, nosso colega paparazzo que poderia estar fazendo alguns trabalhos pra AgNews. Na verdade, não é o Gil Rodrigues”, disse Felipeh.

Mesmo assim, Gil Rodrigues alega, na ação, que foi ignorado pela emissora e entrou com um pedido de indenização por dano à imagem.

Certamente, o autor do vídeo, sendo um anônimo, desconhecido, não despertaria o interesse do público. Não teria sido julgado ao vivo e certamente não teria o segundo dia de programa. Percebe-se aqui que a imagem de Gil Rodriguesfoi utilizada para fins comerciais, auferindo lucro ao divulgador, e causando-lhe um efetivo prejuízo com a exposição de seu nome profissional“, argumentam os advogados..

Outro pedido da defesa do fotógrafo é para que os vídeos dos programas de 7 e 8 de abril sejam retirados do canal da RedeTV! no Youtube. Procuradas pela reportagem, a RedeTV! e a Câmera 5, produtora responsável pelo A Tarde É Sua, informaram que ainda não foram notificadas, portanto desconhecem o processo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade