As Filhas da Mãe

Silvio de Abreu associou o atentado de 11 de setembro a fracasso de novela da Globo

Trama estreou em péssimo momento e terminou antes do previsto

Publicado em 11/09/2021

Dia 11 de setembro será sempre lembrado por um momento triste na História. Foi nesta data, em 2001, que aconteceu o atentado ao World Trade Center, nos Estados Unidos, que culminou na morte de cerca de três mil pessoas.

A tragédia ocorreu pela manhã de acordo com o horário de Brasília, o que mudou a programação de todas as emissoras de televisão. A Globo, por exemplo, fez uma grande cobertura do ataque.

O fato chamou atenção dos telespectadores e aumentou a audiência dos telejornais. Com isso, algumas produções ficaram em segundo plano, como a novela As Filhas da Mãe, estreia da Globo em 27 de agosto de 2001.

A obra de Silvio de Abreu contava com uma narrativa ousada e tinha tudo para ser um sucesso. Mas acabou marcando baixos índices de audiência, tanto que terminou antes do previsto. “A novela ia sair antes porque não estava dando os índices de audiência esperados“, contou o autor em entrevista à Folha na época da novela.

Sílvio de Abreu (Divulgação/Globo)
Sílvio de Abreu (Divulgação/Globo)

Segundo o dramaturgo, o 11 de setembro teve grande influência para o fracasso de As Filhas da Mãe. A novela ainda estava no começo e o público parou de acompanhá-la para assistir os telejornais da concorrência. Em entrevista ao livro Autores, Histórias da Teledramaturgia, ele falou mais sobre o fato.

A terceira semana começou bem, mas aí aconteceu o atentado ao World Trade Center [11 de setembro]. Quando o telespectador se voltou para a novela, não entendeu nada“, disse Abreu.

Além disso, ele listou outros motivos para a trama “flopar”, como o sequestro de Patrícia Abravanel, que também foi muito comentado. “A novela competia com programas policiais e, no segundo dia de veiculação, a filha do Silvio Santos foi sequestrada. O povo não tinha paciência de esperar o Jornal Nacional e migrou para outros canais. Achavam que, mesmo que ficassem uma semana sem assistir à novela, continuariam entendendo, como sempre acontece”, revelou.

De fato, As Filhas da Mãe não rendeu o esperado e terminou com 125 capítulos. O autor manteve a proposta original, mas os números não melhoraram mesmo com um elenco de peso, formado por Fernanda Montenegro, Tony Ramos, Claudia Raia, Regina Casé, entre outros.

Recentemente, As Filhas da Mãe foi tema de um vídeo do Observatório da TV. Assista.

Com informações de Nilson Xavier.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade