Romance e ação

Separamos as melhores novelas e séries turcas para você conhecer e ver na quarentena

Tramas do país europeu são conhecidas por seu alto padrão de realização

Publicado em 03/04/2020

A quarentena de prevenção do novo Coronavírus colocou muita gente dentro de casa por tempo indeterminado. Um número considerável de trabalhadores ou parou todas as atividades profissionais ou segue no modelo home office. Até a produção das novelas brasileiras teve de ser suspensa e reprises ocuparam o lugar das histórias inéditas. Ainda assim, está sobrando mais tempo para as pessoas aproveitarem, mas um problema surge: não é recomendável sair.

Com isso, o Observatório da TV preparou uma lista sobre séries turcas, as mais populares da Europa. Não sabe por onde começar? Se, para você, esse é um universo desconhecido, não se preocupe. As tramas são de simples compreensão e possuem alta qualidade técnica e artística, diferentemente das novelas mexicanas e venezuelanas dos anos 1980 e 1990, que fizeram sucesso por aqui. Ademais, algumas já foram ao ar no Brasil, na Band, como Mil e Uma Noites e Fatmagul.

Algumas das nossas selecionadas são mais antigas, mas é importante que você as veja para entender como funciona esse universo turco de novelas e perceber a evolução artística ao longo dos anos. Na sequência, você vai conhecer produções disponíveis na Netflix e em outras partes do vasto mundo da internet.

Gonul

Disponível na Netflix brasileira, esse é um romance de 2015. A trama gira em torno da bela Gonul, que se apaixona por um médico, mas acaba descobrindo um lado terrível dele. Com isso, só lhe resta fugir e encontrar seu grande amor.

O Segredo do Comissário

Em oito episódios, a série não é romântica, não. Tem muito mistério. Se trata da história de Cevdet, um comissário que leva uma vida tranquila no campo, mas que vê tudo virar de cabeça para baixo quando situações do passado começam a impactar o presente. A trama é complexa, cheia de segredos e leva o telespectador a prender a respiração.  

Boru – Esquadrão Lobo

Com seis episódios, a série traz ação ao abordar o universo de um departamento especial das forças turcas. A série segue alguns clichês do gênero, mas sabe muito bem despertar a curiosidade. A trama ainda mostra como o trabalho impacta na vida pessoal dos policiais.  

O Segredo do Templo

Com a famosíssima protagonista de Feriha, a atriz Beren Saat, a série mostra a trajetória de uma pintora que descobre segredos sobre uma pintura de um sítio arqueológico.

Mais opções!

Se você é daqueles que cresceram ouvindo músicas ou novelas em espanhol, não tem problemas de encontrar uma infinidade de conteúdos disponíveis nesta língua na internet.

O mercado hispânico para novelas turcas é ainda maior, já que o sucesso dessas tramas começou na América Latina, pelo Chile. Veja algumas tramas que você pode acompanhar durante a quarentena.

Kösem Sultan

Esta é uma superprodução épica que conta a história de Anastacia e Ahmed. Grega e adolescente, ela foi roubada da família e levada para Constantinopla.

Elif

Esta é a história longa de uma menina meiga e simpática, que vê seu destino mudar completamente. Inicialmente, ela vive com sua mãe, o padrasto e os filhos dele em uma vizinhança humilde. 

Medcezir

Versão turca da série americana The OC, esta história é sobre um grupo de jovens amigos e seus dilemas. O personagem central é Yaman, um rapaz honesto que trabalha muito para ajudar sua humilde família. 

Küçük Gelin

Uma jovem de apenas 13 anos vê seus sonhos se despedaçarem depois que é obrigada a se casar. Vivendo como uma prisioneira em uma mansão, Zehra tentará escapar, mas não será fácil.

Erkenci Kus

Furor no YouTube, com milhões de acessos, essa é uma trama no estilo comédia romântica. A protagonista Sanem acaba se apaixonando, sem querer, por seu chefe em uma agência de publicidade. Mas ela é uma daquelas garotas que sonham em ser escritora. Alguns episódios têm legenda em português e/ou inglês.

Kara Sevda

Sucesso internacional e vencedora do Emmy de Melhor Telenovela, Kara Sevda conta a história romântica de Kemal e Nihan, um casal que se apaixona, mas precisa enfrentar as diferenças sociais para ficarem juntos. Entre idas e vindas, o amor pode falar mais alto e uni-los para sempre.

Kara Para Aşk

Dois jovens se unem em Istambul para desvendar o assassinato de duas pessoas assassinadas juntas, mas de universos completamente distintos. A busca por respostas modifica a relação entre eles, que passam a confiar um no outro.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade