ENTREVISTA

Santana de Mulheres Apaixonadas, Vera Holtz recorda alerta sobre o alcoolismo abordado na novela: “Foi um exemplo de todas as fases da doença”

Atriz chegou a frequentar um grupo de mulheres que lidavam com a doença na época

Publicado em 22/08/2023

A atriz Vera Holtz, de 69 anos, relembrou o desafio de interpretar a personagem alcóolatra Santana na novela Mulheres Apaixonadas (2003), trama de Manoel Carlos atualmente exibida no Vale a Pena Ver de Novo. Em entrevista ao gshow, a veterana relembrou as cenas emblemáticas da obra e o alerta social que a abordagem trouxe sobre todas as etapas da doença.

“Todo esse processo, as fases do alcoolismo, isso tudo era muito presente na personagem. Quando terminou a novela, eu fui pra Curitiba, para uma universidade onde estava tendo um curso de preparação para profissionais que faziam acompanhamento de adictos. Lá, a criação da personagem Santana foi, de alguma forma, homenageada como um exemplo de todas as fases da doença”, contou a atriz.

Vera Holtz também conta que chegou a frequentar um grupo de mulheres que enfrentavam a doença para poder transmitir todos os sentimentos enfrentados pelo grupo em relação ao álcool.

O alcoolismo no Brasil não é estranho a ninguém. Até hoje há dificuldade em relação ao processo de reconhecer que é uma doença e que precisa de tratamento. Na época, nós fizemos uma preparação no sentido de conhecer que havia formas diferentes de tratar o alcoolismo, como por meio do trabalho do A.A. (Alcoólicos Anônimos), pautado pelas conversas nas reuniões presenciais, por exemplo. Nós fomos a um grupo para conhecer mulheres em processo de alcoolismo. Conversamos com estas mulheres sobre como lidavam com a doença e o porquê da busca pelo tratamento“, relatou ela.

Por fim, a veterana falou sobre os desafios de interpretar uma alcóolatra nas telinhas e que acredita ter cumprido o objetivo de fazer com que muitas pessoas se sentissem refletidas na história de Santana e que aceitassem ajuda para superar o vício.

“Eu já tinha trabalhado com alguns personagens que falavam um pouco sobre esse universo secreto feminino, mas percebi na Santana a importância que uma personagem tem de mostrar esse tema para a sociedade e como alguém pode se refletir nela. As pessoas conversavam comigo na rua e algumas vinham confessar para mim que bebiam escondido e que estavam se vendo na personagem. Isso numa ida ao supermercado, por exemplo. As pessoas paravam para falar comigo e davam retorno sobre a personagem, algumas falavam da importância da novela para elas. Filhos falaram para mim que parentes próximos tinham se enxergado na personagem e estavam fazendo tratamento para parar de beber. Nessa dimensão, a personagem cumpriu o seu papel, que é o de ajudar a ver”, finalizou Vera Holtz.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade